No último sábado (22), a escola municipal Professor Sebastião Feltrin, localizada na Rua Tapajós, em Rolândia recebeu a quarta etapa do projeto “Primeiros Olhares”, agora rebatizado de “Hoftalon nas Escolas”.

Neste projeto, parceria de sucesso entre a Prefeitura de Rolândia, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, com o Hospital dos Olhos Hoftalon e com o SENAC, foram atendidas neste sábado 120 crianças, na faixa etária de 5 a 10 anos, pré-selecionadas nas unidades educacionais de Rolândia, onde passaram por avaliação prévia.

Acompanharam a ação o prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro; a secretária de Educação Leise Camargo, de Saúde Karla Ulinski, o deputado estadual Cobra Repórter, o procurador Geral Wilson Sócio Júnior, os vereadores Reginaldo Silva (presidente da Câmara), Professora Janaína Beneli (líder do prefeito na Câmara), Cristina Pieretti e Isaac Altino, a diretora da escola Sebastião Feltrin Silvana Cola Festi, diretores e servidores municipais da Educação e Saúde e a comunidade.

O trabalho foi liderado pelo Dr. Nobuaqui Hasegawa e brilhante equipe.

Quatro presenças ilustres no evento comprovam a importância da ação: o secretário Estadual de Saúde Beto Preto, o delegado da Receita Federal de Brasília, Dr. Ricardo Wagner Gomes, o auditor-fiscal Ronan Costa Pereira, representando a Superintendência da Receita Federal e a assistente técnica Tathiany Santiago. Eles vieram conhecer o projeto e ampliar, para ser estadual e nacional.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ficou encantado com o trabalho, elogiou a medida e destacou que a intenção do governo estadual é levar esse serviço ao maior número possível de outras cidades.

Segundo o delegado, a Receita aprendeu mais de R$ 1,5 milhão de reais em lentes, armações e itens óticos e parte disso será usada para atender as crianças de Rolândia. E a intenção é ampliar essa parceria levar esse modelo para outras cidades e estados do país.

O prefeito parabenizou e agradeceu ao Dr. Nobuaqui pela parceria e também valorizou as presenças de Beto Preto e dos representantes da Receita Federal, que vieram conhecer e comprovar o trabalho efetivo e resolutivo, que traz qualidade de vida para tantas crianças, desenvolvido pela Prefeitura de Rolândia em parceria com o Hoftalon.

Esses estudantes contemplados com a ação deste sábado, apresentaram algum indício de que podem ter alguma deficiência na visão e, por isso, foram examinados mais detalhadamente pela equipe do Hoftalon, composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais e voluntários, que montam um verdadeiro consultório, com aparelhos adaptados aos pequenos.

Os alunos selecionados passaram, gratuitamente, por exames oftalmológicos (reflexo vermelho, acuidade visual, tonometria, biomicroscopia, microscopia, refração e fundoscopia).

O Projeto Hoftalon nas escolas, já realizou três etapas (ações) em Rolândia, com 365 crianças atendidas e 217 óculos doados. As doações dos óculos e das lentes são realizadas pelo Hoftalon, que conta com a parceria do SENAC, que através do curso de Óptica realiza a fabricação dos óculos das crianças. Segundo o Hoftalon, com o aumento significativo de atendimentos, não só em Rolândia, e de prescrição de óculos, foi necessário firmar novas parcerias para continuar o trabalho de atender as crianças.

Com isso, o Delegado da Receita Federal de Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, repassou material ótico (lentes, armações) apreendidas pela Receita Federal no combate ao contrabando. Esses itens também serão utilizados pelo Hoftalon para confecção de óculos das crianças atendidas pelo “Projeto Hoftalon” nas escolas.

Foram parceiros da ação deste sábado e contribuíram para o sucesso da organização e realização do evento o Lions Clube de Rolândia, a KNN Idiomas, a escola municipal Professor Sebastião Feltrin, Silvia Flores, Pedacinho do Céu Decorações, Cantinho do Céu Personalizados, GC Produções, Glacimeire Cardoso e os servidores da Saúde e da Educação.

Fonte: Tarobá News