Fernando Carbonieri, médico e CEO da Academia Médica, foi o primeiro palestrante do segundo dia do 17° Seminário FEMIPA, na Sala Temática de Gestão de Pessoas. O tema de sua palestra foi “Capacitação de equipes para a inteligência artificial (IA) e outras tecnologias”, e ele ressaltou que a presença da IA no dia a dia de todos é tão grande que pode passar despercebida.
A palestra foi dividida em duas partes. Na primeira, Carbonieri explicou como a tecnologia impacta diversos setores, incluindo a saúde, e destacou a necessidade de adaptação ao digital. “É necessário fazer as pessoas serem protagonistas para a mudança”, disse ele .
Ele destacou que, no cenário atual, mais do que ter conhecimento, é preciso saber formular as perguntas certas para obter respostas necessárias, inclusive ao usar ferramentas de IA como o ChatGPT.
Além disso, ele apontou a necessidade de revisão frequente dos planejamentos estratégicos, dado o ritmo acelerado das inovações. De acordo com Carbonieri, planos de longo prazo, como de cinco anos, podem se tornar obsoletos rapidamente.
A segunda parte da palestra foi prática e interativa. Carbonieri utilizou o ChatGPT para demonstrar como aplicar a IA na solução de problemas reais do setor de RH.
Ele pediu para que a plateia contasse um de seus problemas e recebeu como resposta alto turnover na enfermagem de um hospital. Ele usou a IA para sugerir estratégias de diagnóstico e solução, mostrando que a tecnologia pode fornecer respostas rápidas e completas, comparáveis aos de consultorias tradicionais.
A palestra foi encerrada com previsões sobre o futuro da IA na saúde, reforçando a necessidade de adoção dessas ferramentas para otimizar processos e melhorar a gestão hospitalar.
Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Breno H. M. Soares