Após dois anos de pandemia, o Hospital Santa Casa de Curitiba celebrou, na última quinta (09/02) ,a Formatura dos Médicos Concluintes do Programa de Residência Médica no auditório da Unicuritiba. Em suma, foram 42 médicos, que agora se tornam especialistas em uma das 15 especialidades oferecidas pela instituição e que se tornam parte de um grande rol de especialistas formados pela centenária Santa Casa.

Para parabenizar os formandos da noite estiveram presentes o Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Diamantino Prata de Carvalho; o Diretor Geral Corporativo, Rogério Kuntz; a Diretora Médica Corporativa, Dra. Nivia Pereira de Souza, o Diretor Financeiro Corporativo, Frederico Coltro; o Diretor Técnico da Santa Casa de Curitiba, Dr. Altemar Paigel; Dr. Galvane Bochi, Coordenador do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Curitiba; chefes, supervisores e preceptores das especialidades, bem como familiares e amigos.

Cerimônia

Em suma, O evento começou com a benção inicial de Dom Diamantino, que parabenizou os formandos e abençoou o futuro profissional dos médicos especialistas. “Vocês com certeza aprenderam muita coisa, se desenvolveram pessoal e profissionalmente, e definitivamente exercerão uma carreira pauta na humanização e no cuidado com os enfermos”, discursou Diamantino.

Após foi a vez do Diretor Geral, Rogério Kuntz, também discursar em frente aos formandos, destacando a felicidade da Santa Casa de poder comemorar presencialmente o evento novamente. Além disso, Rogério reforçou a importância do desenvolvimento científico em prol de uma medicina de qualidade e excelência. Sendo que essas ações devem ser incentivadas na residência. “Muitos dos médicos aqui presentes enfrentaram a pandemia durante seu período de estudo conosco e parabéns por toda resiliência que tiveram para concluir a residência”, discursou Rogério. “Sabemos que vocês terão um longo caminho para frente, mas sabemos que os aprendizados até aqui irão trazer muitos frutos nas vidas de vocês, queridos médicos residentes formandos”, conclui.

Feito os discursos da noite, os formandos receberam a outorga de grau com representantes das suas especialidades e receberam o canudo, formalizando a sua conclusão na residência.

Tradição e inovação na residência médica

A residência médica da Santa Casa é uma das mais tradicionais do Paraná, com Programas em atividade desde 1959, com a abertura da residência em Dermatologia. O hospital se desenvolveu durante os anos e oferece uma oportunidade para capacitar os médicos residentes com as mais atuais práticas de assistência. Sempre baseado em um atendimento humanizado e inovador.

Atualmente, o hospital possui mais de 100 residentes nos programas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Emergência, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e Urologia. Da mesma forma, o hospital possui a Especialização em Dermatologia e Cirurgia de Mohs.

Os programas duram de dois a três anos e contam com uma carga horária composta por atividades práticas e educativas, como discussões de casos, congressos, seminários e eventos científicos realizados dentro e fora do hospital. Em março de 2023, uma nova turma de residentes deve iniciar na Santa Casa.

Fonte: Santa Casa de Curitiba