A Santa Casa de Curitiba realiza neste sábado (26), das 9h às 15h, mais uma edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. A equipe do Serviço de Dermatologia do Hospital oferecerá atendimento gratuito à população, com o objetivo de diagnosticar o câncer de pele e dar orientações sobre as formas de prevenção da doença.

A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e conta com o apoio de diversas instituições de saúde em todo o país. No ano passado, a campanha de prevenção foi registrada no Guinness World Records como a maior campanha de saúde do mundo, quando foram atendidas cerca de 34 mil pessoas. No Paraná, a Santa Casa de Curitiba é a instituição responsável pelo maior número de atendimentos, registrando mais de 600 consultas. Em cerca de 15% dos pacientes é diagnosticado algum tipo de doença de pele.

Segundo o chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa, Luiz Carlos Pereira, o câncer de pele é o câncer com maior incidência no país. Ele alerta que, além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. Alguns sinais, como pintas pretas ou castanhas que mudam sua cor, textura, tornam-se irregulares nas bordas e crescem de tamanho, podem indicar a doença. Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento também devem ser analisados.

Serviço:
Evento: Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
Dia: sábado (26)
Horário: 9h às 15h
Local: Centro Médico da Santa Casa de Curitiba (entrada pela Rua Visconde de Guarapuava, nº 3200)