Façamos um exercício de imaginação. O Calçadão da Rua XV de Novembro fica no coração de Curitiba e recebe cerca de 100 mil pessoas diariamente. Ela abriga comércios, restaurantes e outras atrações turísticas que garantem a vitalidade da capital paranaense. Agora, imagine se ocorresse algum acidente que bloqueasse a passagem na rua? Por certo, seria criado um desconforto sem aviso. É assim que acontece com o infarto agudo do miocárdio, quando algo impede a passagem do sangue para um dos nossos órgãos mais vitais: o coração. Acidentes na Rua XV podem não acontecer todo dia, mas o infarto, sim.

O Hospital Santa Casa de Curitiba realiza no próximo 29 uma ação especial pelo Dia Mundial do Coração das 09h às 16h. A ação é aberta ao público e será a primeira vez que a instituição celebra o dia no Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao relógio da Praça Osório, próximo à Boca Maldita, bem no coração da cidade. O evento contará com a presença de médicos cardiologistas do hospital para orientar sobre a saúde cardiovascular e promover a conscientização do cuidado com coração.

No dia, as pessoas poderão aferir a pressão, medir a circunferência abdominal, bem como fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para verificar o risco de obesidade. A equipe não fará uma consulta clínica com o paciente, mas estará à disposição para responder dúvidas, passar orientações e indicar o encaminhamento médico adequado dependendo do caso.

O Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Diamantino Prata de Carvalho, reforça o papel da Santa Casa de Curitiba na conscientização e promoção da saúde à população. “Nosso hospital é referência em tratamento e transplantes cardíacos no Paraná”, comenta. “Por isso é de grande importância estimularmos ações em que haja interação com a sociedade para disseminar informação de qualidade a respeito da saúde do nosso coração”, finaliza.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 300 mil indivíduos sofram Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Destes, até 30% podem chegar a óbito. Porém, os riscos de infarto são menores quando adotamos certas práticas e hábitos em nossa vida. Entre eles estão exercícios físicos e uma boa alimentação.

A data

O 29 de setembro é o dia instituído pela Federação Mundial do Coração para chamar atenção sobre a conscientização da saúde deste importante órgão.

Por isso, a Santa Casa de Curitiba convida toda população de Curitiba para se juntarem a nós e cuidarem da saúde do seu coração!

Serviço
Dia Mundial do Coração | Santa Casa de Curitiba
Data: 29 de setembro
Endereço: Rua XV de Novembro em frente ao Relógio da Praça Osório
Horário: das 09h às 16h
Aberto ao público

Fonte: Santa Casa de Curitiba