A Santa Casa de Londrina completa 80 anos de cuidados e promoção de saúde e educação à população de Londrina e toda região. A comemoração foi no pátio de convivência do próprio Hospital, com homenagens a quem faz o dia a dia do Hospital – profissionais, parceiros, fornecedores e grandes contratantes de serviços.
“Essa comemoração marca uma nova fase da Santa Casa com novas perspectivas focadas na humanização, segurança, qualidade e inovação”, destaca a superintendente Ana Paula Cantelmo Luz, que assumiu o cargo há exatos cinco meses.
ENTENDENDO AS DATAS – O Hospital foi inaugurado em 07 de setembro de 1.944, oito anos depois da fundação da ISCAL (Irmandade da Santa Casa de Londrina) – instituição filantrópica formada com objetivo de construir o primeiro grande hospital da cidade. Os 88 anos da ISCAL foram comemorados no início de março deste ano.
Com praticamente toda sua estrutura física e tecnológica modernizada nos últimos anos, neste aniversário a Santa Casa comemora o início de uma nova visão que pretende conquistar a certificação e autossustentabilidade até 2029, a partir da segurança, acolhimento e inovação nos processos. A visão foi revisitada e redefinida no planejamento estratégico deste ano, estruturado em parceria com o Sebrae-PR.
“Temos um longo caminho já percorrido e muito trabalho ainda a desenvolver. Mas nossa equipe está empenhada e entusiasmada para atingirmos todos os objetivos”, ressalta a superintendente.
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO – A Santa Casa ganhou um piano de presente de aniversário que foi inaugurado no final do evento pelo médico oftalmologista e pianista William Procópio. O piano é uma doação da equipe da Hemoiscal – o serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, que tem o médico Milton Ferreira Neves Filho, como chefe. O serviço de Hemodinâmica é um dos grandes parceiros na prestação de serviços da Santa Casa de Londrina e também foi um dos homenageados na comemoração.
O HOSPITAL SANTA CASA HOJE – Uma equipe de 1.622 colaboradores e 400 médicos fazem o dia a dia .do hospital Santa Casa hoje. Esta equipe é a base de toda assistência prestada. De janeiro a agosto deste ano, foram 75.149 atendimentos, uma média de 9.400 atendimentos/mês. Para isso, o hospital disponibiliza uma estrutura de 274 leitos ativos, divididos entre 227 de internação e 47 de UTI adulto. O hospital também conta com 25 leitos de observação e um Centro Cirúrgico com 14 salas cirúrgicas, 15 leitos pós-cirúrgicos e modernos equipamentos e recursos tecnológicos. Entre as tecnologias de ponta, estão o robô Da Vinci e o HoLEP. Usadas para fins distintos, as duas tecnologias promovem mais segurança ao possibilitar procedimentos minimamente invasivos.
O GRUPO ISCAL: 3º MAIOR EMPREGADOR – A Santa Casa é uma unidade operacional de um complexo hospitalar e educacional que dispõe de mais um hospital e uma escola técnica de saúde. Juntas, as unidades somam 1.937 funcionários, o que rendeu o certificado de 3ª Maior Empregadora do Município para a ISCAL (Irmandade da Santa Casa de Londrina) no final de 2023, pela Codel.
Fonte: Santa Casa de Londrina