O presidente da Santa Casa de Paranavaí, Renato Augusto Platz Guimarães, anunciou que o hospital vai celebrar, até o final do ano, convênio para aquisição de um moderno equipamento de hemodinâmica para procedimentos cardiovasculares e eletrofisiológicos guiados por imagens. O anúncio foi feito depois de uma reunião, na semana passada, em Maringá, com o deputado Ricardo Barros, e a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Maíra Batista Botelho.
Guimarães participou da reunião acompanhado do empresário paranavaiense Luiz Tadeu Fernandes, o Notti, amigo do parlamentar. Do encontro também participaram o prefeito Ulisses Maia, o diretor-geral da Secretaria de Saúde do Paraná, Nestor Werner Junior, além de outras autoridades e lideranças.
“Estamos trabalhando este assunto há vários meses. É um equipamento caro. Está orçado em R$ 3,360 milhões. O deputado Ricardo Barros conseguiu fazer nosso pedido caminhar 80% do trâmite. E nesta reunião em Maringá, conseguimos tirar da secretária Maíra o compromisso dela para a questão. Ela nos disse que o convênio autorizando a Santa Casa a adquirir o equipamento sai este ano”, comemorou o Renato Guimarães.
O presidente da Santa Casa também convidou a secretária Maíra Botelho a visitar o hospital em Paranavaí. “Se precisar fico o dia todo com ela para mostrar o hospital e nossas necessidades”, disse ele.
A hemodinâmica estuda a mecânica da circulação do sangue. Na especialidade de Cardiologia ela está relacionada à subespecialidade de Cardiologia Intervencionista e tem por finalidade avaliar o estado circulatório das artérias coronárias, identificando possíveis obstruções, além de avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco. Os exames realizados permitem diagnosticar e identificar as causas de doenças como infarto agudo do miocárdio, arritmias e valvopatias.
Para realização da hemodinâmica o paciente recebe uma anestesia local para inserção do cateter nos vasos sanguíneos da virilha, braço ou punho. O cateter é guiado até o coração por um equipamento especial de raio-x que permite a visualização das artérias coronárias, válvulas e músculo cardíaco.
A hemodinâmica permite fazer o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares com técnicas menos invasivas, reduzindo o tempo de internação e de recuperação de problemas de saúde como: doença arterial coronariana, doenças vasculares, doenças estruturais e das válvulas do coração e defeitos cardíacos congênitos. Para tanto, o serviço permite realizar cateterismo, angioplastia, eletrofisiologia, entre outros procedimentos.
A implantação do serviço de hemodinâmica na Santa Casa de Paranavaí é o primeiro passo para viabilizar as cirurgias cardíacas no hospital. Atualmente o hospital de referência para estas cirurgias é um hospital de Arapongas, para onde são encaminhados os casos que necessitam de intervenção cirúrgica. A partir deste serviço, a Santa Casa poderá requerer seu credenciamento junto ao SUS para realizar estes procedimentos em Paranavaí.

Fonte: Santa Casa de Paranavaí