Médicos do Serviço de Dermatologia do Hospital Santa Casa de Curitiba estarão de plantão no próximo sábado (1) para mais uma edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele: “Se exponha, mas não se queime”, promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Objetivo da ação é identificar pessoas com suspeita de câncer de pele em diferentes estágios da doença e encaminhá-las aos serviços de saúde.

Durante o dia, médicos especialistas atenderão gratuitamente a população para realização de avaliação clínica de pessoas que possuem lesões de pele suspeitas. Para ser atendido, não há necessidade de agendamento prévio, basta comparecer ao Centro Médico da Santa Casa e aguardar o atendimento que será realizado por um dos médicos da equipe.

O médico responsável pelo serviço de dermatologista do hospital, Dr. Ney José Lins Alencar, destaca a importância desse atendimento para a população. “O principal objetivo da campanha é o diagnóstico precoce do câncer de pele, bem como em outros estágios. Esses pacientes serão encaminhados para receberem atendimento e tratamento especializado, priorizando os casos mais graves” explica. O médico destaca ainda que os pacientes diagnosticados com outras doenças dermatológicas também receberão atendimento e os encaminhamentos necessários, além de orientações da equipe médica sobre os cuidados necessário com a saúde da pele.

AÇÃO SERÁ REALIZADA EM TODO O BRASIL*

Além de Curitiba, a ação também será realizada simultaneamente em outras 10 cidades brasileiras e contará com a participação de aproximadamente 4 mil médicos dermatologistas. No ano passado, 26.161 mil atendimentos foram realizados, sendo 3.852 casos de câncer da pele identificados.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Somente nos anos de 2018 e 2019, a estimativa é que 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma sejam diagnosticados, sendo que mais homens do que mulheres serão acometidos pela doença.

*Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

 

Serviço
Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele: “Se exponha, mas não se queime”
DATA: 01 de dezembro de 2018
HORÁRIO: Das 9h às 15h
LOCAL: Centro Médico do Hospital Santa Casa, entrada pela Av. Visconde de Guarapuava, 3200

Fonte: Santa Casa de Curitiba