A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana o I Seminário de Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente, voltado para profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e aos que trabalham nos Centros de Socioeducação ou diretamente com jovens privados de liberdade.

O encontro, com duração de três dias e feito em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como eixo principal o fortalecimento da assistência qualificada a este público em específico, no Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, considera importante desenvolver ações direcionadas aos adolescentes, já que estão suscetíveis a várias mudanças nessa transição da fase infantil para a adulta. “Essa é uma etapa da vida de grandes transformações biológicas, psíquicas e sociais, e existem vários fatores de risco à saúde envolvidos nesse processo. É necessário fortalecer estratégias entre esses usuários e equipes de saúde”, afirmou.

A porta de entrada do SUS é na Atenção Primária à Saúde (APS). É lá que os usuários encontram atenção integral, humana e resolutiva à saúde. Com o objetivo de ampliar as estratégias na APS, o seminário, que é realizado pela Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, pretende qualificar os profissionais e gestores para o acolhimento dos adolescentes; ampliar ações de promoção, prevenção, atenção a agravos e reabilitação da saúde e proporcionar ferramentas para as equipes de saúde atuarem nas unidades de saúde.

Mais de 15 palestrantes abordarão o tema relacionado à saúde dos adolescentes, sob diferentes assuntos, desde a vacinação, saúde mental e sexual, prevenção do suicídio, gravidez na adolescência, além de rodas de conversas e trocas de experiências entre profissionais da saúde, da assistência social e da justiça.

Nesta quarta-feira (3), uma representante da ONU para o Fundo de População Das Nações Unidas (UNFPA) falará do “Direito da Gestante Adolescente e Paternidade Responsável: desafios para a saúde”. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes Privados de Liberdade (PNAISARI) também está em pauta durante os dias de evento, com apresentação de várias ações desenvolvidas no Estado.

O evento conta com o apoio e participação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) e do Ministério Público do Paraná. “O cuidado com os adolescentes do Sistema Socioeducativo do Paraná é fruto de um trabalho intersetorial do Governo do Estado, com os órgãos do Sistema de Justiça, em apoio aos municípios e às famílias. Trabalhamos junto com a saúde e a educação, desde a prevenção até a reinserção dos egressos da socioeducação, para assegurar que todos tenham acesso a cidadania”, enfatizou o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a união de esforços resulta em uma maior compreensão para lidar com as pessoas desta faixa etária. “Como profissionais precisamos estar atentos, dar respostas efetivas. Essa reunião é de atualização para o aprimoramento das ações no Paraná. São vários palestrantes que participam, e por isso, a troca de experiências é muito grande, com corresponsabilidade e compromisso com a saúde dos nossos adolescentes”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram do seminário o superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal; o diretor executivo da Sesa, César Neves; o representante do Ministério Público do Paraná, Daniel Pedro Lourenço; e o coordenador do Curso de Medicina da UFPR, Edevar Daniel.