É estimado que a cada ano triênio, sejam diagnosticados 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A doença, que possui dados alarmantes, pode apresentar mais chances de cura quando diagnosticada precocemente, chegando em torno de 80% de crianças e adolescentes, também de acordo com o Instituto.

E como forma de levar informações para profissionais e acadêmicos da saúde e, também neste ano, trabalhadores da educação, o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel se uniu novamente com o (IRM) Instituto Ronald McDonald para a oferta do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.

No Brasil, o Programa é uma iniciativa do IRM, e no hospital é coordenado pela médica pediátrica oncológica Carmem Fiori.

De acordo com o projeto do Programa Diagnóstico Precoce, o objetivo é “ampliar a cobertura de profissionais capacitados para reconhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento”.

Informações de serviço

Além de Cascavel, as palestras serão ministradas em Francisco Beltrão, Toledo, Foz do Iguaçu e Umuarama, por serem áreas de grandes centros universitários.

As capacitações serão ofertadas de modo presencial e, em algumas datas, de forma online. Não há custo para participar.

O cronograma com as datas está sendo definido e, conforme confirmação, será divulgado pelo Hospital do Câncer Uopeccan.

Instituições parceiras onde as palestras serão ministradas

Secretaria Municipal de Cascavel;

Secretaria Municipal de Toledo;

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Francisco Beltrão;

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel;

Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz;

Unimed – Francisco Beltrão;

Unimed – Cascavel;

Unimed Oeste do Paraná – Medianeira;

Unimed Noroeste do Paraná – Umuarama;

Hospital São Lucas;

Hospital Universitário do Oeste do Paraná;

Atendimentos na oncopediatria em Cascavel

Em média, por ano, a Uopeccan recebe 75 novos casos, realizando 300 atendimentos por mês, a 120 crianças e adolescentes na oncopediatria.

McDia Feliz

O Programa do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil faz parte das ações para o McDia Feliz, que ocorre anualmente no Brasil, sendo a Uopeccan um dos hospitais parceiros do Instituto Ronald McDonald há mais de 20 anos.

Este ano, o McDia Feliz será no dia 27 de agosto e cada tíquete de Big Mac custará R$ 18. A data para aquisição dos tíquetes iniciará nas próximas semanas.

A ação é muito importante para o hospital, pois custeia todos as despesas da oncopediatria, em atividades como atendimentos, cirurgias e equipamentos.

Fonte: UOPECCAN