O secretário de Estado da Saúde, César Neves, apresentou nesta terça-feira (7) à Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a prestação de contas dos gastos e investimentos realizados pela Secretaria da Saúde (SESA), no primeiro quadrimestre de 2022.

O fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde foi um dos destaques apresentados, ultrapassando positivamente a meta estipulada pelo Plano Estadual de Saúde 2020/2023. Houve uma redução no número da mortalidade materna. Em 2021 foram registrados 172 óbitos de gestantes, sendo 112 por Covid-19.  Atualmente, esse número é de 15 gestantes e nenhum desses óbitos ocorreram pela Covid-19.  Apesar dos dados serem preliminares, são proporcionais ao período.  Dentro ainda da série histórica de Frequência de Óbito Materno, que teve início em 2018, esse é o período com menor índice de mortalidade.

“Mostramos de forma transparente os números e ações realizadas pela secretaria. Nosso trabalho está dentro do estipulado pelo Plano Estadual e Programação Anual de Saúde. Dentro das cinco diretrizes apresentadas, avançamos em várias áreas, principalmente a mortalidade materna”, disse o secretário.

Ainda durante a apresentação, foram destacadas outras metas atingidas e ultrapassadas neste período. Dentre elas, o aumento de 50% para 76% no número de monitoramento do cadastro efetivo dos leitos na Central de Acesso à Regulação do Paraná (CARE); a ampliação da cobertura de saúde bucal; e a implementação da Linha de Cuidado em Saúde Mental no Estado.

Também foram expostos dados do controle ao tabagismo, previsão para a realização de capacitações, resultados dos atendimentos da ouvidoria neste ano, expansão do SAMU e as expectativas para o próximo quadrimestre.

“Entender os números da saúde e sanar dúvidas é de extrema importância para o nosso trabalho e para a continuidade dele.  A Covid-19 continua no nosso radar e apresentamos a oscilação do cenário no relatório. Mesmo com a subida de casos nesse período, os óbitos não aumentaram, e isso é por conta da vacinação”, destacou o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior.

ORÇAMENTO – A Secretaria de Saúde empenhou R$ 1.444.599.791,64, de um total de R$ 1.947.757.234,09 disponibilizados no quadrimestre pelo Governo do Estado à pasta, montante esse todo aplicado em ações e serviços de saúde.

VACINAÇÃO – O secretário chamou a atenção para os números a cobertura vacinal no Estado e para a campanha que acontecerá no próximo sábado (11) para atualização da carteirinha da população em geral, seja nas estratégias de rotina ou nas campanhas vigentes do Ministério da Saúde, como a da Covid-19. O Dia D de Vacinação será realizado nos municípios e pretende alcançar um grande número de pessoas que por algum motivo não foram imunizadas.

“Embora estejamos acima da média nacional, queremos alcançar o maior número de pessoas, para que todas as vacinas sejam aplicadas conforme a necessidade de cada um. Seja para a Covid-19, gripe, e as vacinas de rotina, como a da Febre Amarela, Hepatite e Poliomielite,” alertou o secretário.

“Todos nós trabalhamos para salvar vidas. Sabemos de todas as dificuldades e acredito que todo o trabalho realizado desta área teve resultado positivo. A equipe foi muito enfática e explanou todos os detalhes que tínhamos de saber, sendo conhecedores de todas as demandas existentes, o Estado só tem a ganhar”, ressaltou o presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Dr. Batista.

PRESENÇAS – Participaram da reunião os deputados estaduais Arilson Chiorato, Mabel Canto, Ricardo Arruda, Michele Caputo e Cristina Silvestri; o diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipak, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes; além de servidores e representantes municipais de saúde.

Fonte: Sesa