O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou nesta segunda-feira (28) em visita à 7ª Regional de Saúde (Pato Branco) que o Estado destinará R$ 190 mil mensais para a Associação Intermunicipal de Saúde (ASSIMS), consórcio público dos municípios da região, a fim de melhorar a retaguarda hospitalar para o atendimento de urgência e emergência.

“Como não temos hospitais públicos na região de Pato Branco, o consórcio receberá, já a partir deste mês de novembro, o recurso mensal para que os prestadores privados (a Policlínica Pato Branco e o Hospital São Lucas) ampliem seu atendimento pelo SUS”, disse o secretário. Além disso, o governo destinará R$ 1 milhão como contrapartida estadual para viabilizar a nova sede da entidade. A associação apresentou a planta da nova sede administrativa, que prevê um conjunto de consultórios médicos, salas para equipamentos de diagnóstico e imagem e salas cirúrgicas para procedimentos eletivos. Desta forma, o consórcio vai concentrar num mesmo endereço o atendimento de serviços que hoje estão espalhados em diversos centros de atendimento.

Na visita, também ficou pactuado o mutirão de cirurgias eletivas. O consórcio realizará, até dezembro deste ano, 500 cirurgias, reduzindo a fila desses procedimentos.

Caputo Neto visitou a sede da regional e em reunião com os prefeitos da região foi pactuada a organização do Samu Regional, com inauguração prevista para fevereiro de 2012. Para o consórcio, também foi entregue um carro para a coleta de sangue e foi anunciada a entrega de um aparelho de raio x para próxima semana. Nos próximos meses, a unidade de coleta de sangue será transformada em Hemonúcleo, possibilitando também o processamento do sangue coletado, dando mais agilidade e qualidade no atendimento à população. A unidade de coleta não faz o processamento do sangue a região dependia desse serviço de outras regionais para atender a demanda.

Para a regional de saúde, o secretário anunciou a compra de gerador para manutenção segura da rede de vacinas, que será entregue em 40 dias. O secretário também autorizou a locação de um novo espaço para a farmácia da regional, que atende mais de duas mil pessoas. “Pato Branco terá a segunda unidade do Programa Farmácia do Paraná, uma nova forma de atender a assistência farmacêutica estadual”, disse Caputo Neto. No dia 8 de dezembro será inaugurada a farmácia da 5ª Regional de Saúde, de Guarapuava, que marca o início de um projeto estadual para promover o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, com o atendimento prestado por profissionais da área, assegurando sua correta dispensação.