O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou da audiência pública da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta terça-feira (3), para fazer a prestação de contas da gestão referente ao último quadrimestre de 2019.

O Governo do Estado investiu R$ 5,5 bilhões, equivalente a 12,20% do orçamento, superando assim a previsão mínima exigida por lei.

A estratégia de regionalização dos serviços de saúde, os investimentos na atenção à saúde do idoso, o fortalecimento dos consórcios municipais de saúde e a mortalidade fetal e infantil, que apresentou números mais baixos se comparado ao ano passado, foram alguns dos principais assuntos durante a reunião.

“Tocamos em assuntos dos mais variados hoje aqui, todos de maneira crítica. Todos os questionamentos feitos pelos deputados tiveram a resposta e outros ainda terão dados levantados para sanar quaisquer dúvidas que possam ter ficado. Importante é que pudemos apresentar aquilo que vem sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde ao Poder Legislativo, de forma transparente e respeitosa”, disse o secretário.

REGIONALIZAÇÃO – Uma das prioridades do Governo do Estado, segundo o secretário, é o fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde, levando o atendimento médico para mais perto da população para que as pessoas sejam melhor atendidas e percorram menores distâncias.

“A descentralização da saúde pública é uma tentativa de diminuir as viagens dos pacientes para fazer procedimentos cirúrgicos que podem ser feitos nas próprias regiões de saúde, valorizando os serviços instalados e preconizando os investimentos e recursos públicos para fomentar e induzir que esse serviço possa acontecer mais próximo a residência do individuo”, explicou.

CONSÓRCIOS – A estratégia de regionalização já vem sendo colocada em prática com o fortalecimento dos consórcios intermunicipais de saúde. Para este ano, o investimento será dobrando, chegando a R$ 60 milhões por parte do Governo do Estado.

“Além de dobrar o custeio para os consórcios intermunicipais, temos a previsão orçamentária para esse ano de mais de 100 milhões para a construção de 10 Ambulatórios Médicos Multiprofissionais em Saúde (AMMES). Nos próximos dias já teremos a ordem de serviço para a reforma do CRE da Kennedy. Este ambulatório vai proporcionar que o Hospital do Trabalhador (HT) salte de 7 mil consultas/mês para cerca de 22 mil consultas por mês”, ressaltou.

SAÚDE DO IDOSO – Beto Preto apresentou um importante projeto do Governo de política intersetorial para que seja possível promover um envelhecimento com maior qualidade no Paraná.

No ano passado, a Secretaria realizou o 1º Encontro Envelhecer com Saúde no Paraná, com objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde para a necessidade de desenvolver ações multi e intersetoriais que atendam as demandas da crescente população idosa do Paraná.

Com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, foi implantado em Irati o PlanificaSus, que prevê a integração das ações da atenção primária e atenção especializada e envolve os nove municípios da região.

“Temos uma meta audaciosa para os próximos anos, uma quebra efetiva de paradigmas, precisamos tratar da saúde do idoso com o mesmo afinco que temos com atenção à saúde materno-infantil, por exemplo. A meta é ampliar o PlanificaSus para todas as regionais de saúde do Paraná”.

Com o intuito de reduzir as taxas de mortalidade, a Sesa vai dar continuidade à qualificação da atenção materno-infantil que em 2019 foi realizada nas quatro Macrorregionais de Saúde do Paraná. Em 2019, 1.566 óbitos infantis foram registrados, em comparação a 2018, que apontou 1.614. Já para morte fetal, foram 991, em 2018, e 970 no ano passado.

“Lamentamos a perda de qualquer vida. Mas a nossa rede está atuando fortemente para a diminuição destas mortes. Com esses encontros descentralizados, conseguimos dar ênfase para as particularidades da região, fazendo uma leitura mais profunda dos problemas ocorridos. Essa regionalização do cuidado fortalece não só a interiorização como também a atenção setorizada”, comentou o secretário.

DENGUE – Finalizando a reunião, o secretário falou ainda sobre a importância da participação da população no combate ao mosquito da dengue. Hoje o Paraná confirma 44.441 casos de dengue.

Na opinião do presidente da Comissão de Saúde Pública da Alep, deputado Dr. Batista, a apresentação do secretário foi importante e os números do Estado de forma geral são positivos.

“O secretário foi muito feliz em apresentar o fortalecimento em todos os segmentos da saúde. A Comissão analisou junto com todos os membros e mais e demais deputados os dados. Fiquei muito feliz com essa grande apresentação”, avaliou.

Fonte: Sesa