De 21 a 27 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), a data será lembrada com atividades voltadas à sensibilização, perca do medo e da busca por oportunidades. Na quinta-feira, dia 26, um “Café com diretor e convidados” marca a programação. A organização é do Comitê de Pessoas com Deficiência e Reabilitados Profissional do HMCC.

A proposta, segundo a psicóloga organizacional e coordenadora do comitê, Gisele Valiati, é mostrar àquele que tem alguma limitação que é possível ter sucesso mesmo com a sua deficiência. “Muitos tem medo de não conseguir um emprego, dos ‘olhares’ que recebe nas ruas, e acabam se fechando, então a ideia é despertar o desejo nestes para buscar uma oportunidade”, explicou. Além do café, hoje, 23, foi lançado um vídeo nas redes sociais do Centro Hospitalar com depoimentos de colaboradores PcDs.

Para o encontro com diretor, Pessoas com Deficiência de Foz do Iguaçu, que ainda não trabalhem e nem conheçam o Centro Hospitalar podem se inscrever pelo telefone 3576-8400. Além de inspirar estes, o café servirá para ter futuros candidatos para vagas no Hospital que, atualmente, conta com várias pessoas com algum tipo de deficiência, sendo elas, física, mental, auditiva ou visual. “Para que todos possam participar, aqueles que precisarem de algum auxílio, como intérprete de libras, poderão solicitar no momento do cadastro”, exemplificou a psicóloga.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma data para sensibilizar a todos quanto a essas pessoas que lutam por igualdades e por mais inclusão, seja no mercado de trabalho ou na própria sociedade. “Muitas pessoas com deficiência não nasceram com ela, adquiriram ao longo da vida devido algum acidente, ou doença, e com isso muitas delas têm medo do preconceito que podem sofrer. A Semana vem mostrar a elas para não terem esse medo, e também sensibilizar a sociedade para acolher estas pessoas”, disse Gisele.

No Hospital Costa Cavalcanti, a política de gestão de pessoas, tem como diretriz, conscientizar os profissionais da Fundação sobre a importância da inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Desde outubro de 2019, o HMCC conta com o Comitê de Pessoas com Deficiência e Reabilitados Profissional, que atua na conscientização dos profissionais da Fundação de Saúde Itaiguapy sobre a importância da inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. O Comitê é um grande responsável para que esta política seja feita com qualidade e compromisso, pensando em planos de trabalhos e em formas de promover a inclusão dentro da instituição.

Fonte: Hospital Costa Cavalcanti