Com o tema “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos: construindo um novo modelo de atenção à saúde”, o 4° Seminário Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná) vai promover o debate entre gestores públicos e administradores de hospitais de 9 a 11 de novembro em Curitiba (PR). O evento deve mobilizar não somente o Paraná, mas especialistas, políticos e autoridades de outros Estados em torno das discussões que afetam, principalmente, o Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação inclui discussões a respeito da legislação da filantropia, modelos de remuneração, ferramentas de gestão, segurança do paciente, custo hospitalar e redes de atenção à Saúde. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Jr, ao lado do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, da secretária de municipal de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, e do economista Luiz Nelson Porto Araújo, farão uma análise setorial e apontarão as perspectivas para o setor. A mesa será moderada pela presidente do Conselho Estadual de Saúde do PR, Rosita Márcia Wilner.

Outra palestra programada é Ferramentas de Gestão e a Acreditação Hospitalar. “O painel tem o objetivo de demonstrar como a adoção do modelo da acreditação e suas ferramentas de gestão poderão auxiliar os gestores e líderes na condução diária das instituições, em especial na abordagem da gestão por processos”, explica Fábio de Araújo Motta, presidente do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS).

Já a assessora executiva da Fundação Amaral Carvalho, Shirley Batista, vai abordar o tema captação de recursos. “A captação de recursos junto ao governo federal é de extrema importância para as entidades. Os hospitais precisam conhecer o processo que, apesar de trabalhoso, trás muitos benefícios. A única contrapartida é prestar um bom serviço para a comunidade”, diz a palestrante.

Para o diretor geral da Santa Casa de Curitiba, Flaviano Venturim, o evento é de extrema importância para as entidades filantrópicas. “A participação da Santa Casa é fundamental, visto que o Seminário apresentará os assuntos mais pertinentes às instituições filantrópicas. Junto às entidades co-irmãs teremos a oportunidade de discutir, trocar ideias e compartilhar problemas e soluções, além de fomentar novas discussões”, argumenta.

Com a proposta de levar aos hospitais experiências de fora da área, o empresário Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário, vai apresentar a história de sucesso do negócio que nasceu em 1977, com uma pequena farmácia de manipulação. “O objetivo é estimular os administradores dos hospitais a conhecerem novas visões empresariais para melhorar ainda mais a gestão das instituições filantrópicas”, explica o presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa.

Feira

Este ano, o evento contará com a Feira de Produtos e Serviços Médico-Hospitalares e Tecnologia. Empresas como Micromed, Wheb Sistemas, MV Sistemas, MecFarma, Formathos, GHR Consultoria, Sismatec, Unicred e Unimed Paraná irão mostrar tecnologias e serviços que auxiliam na gestão hospitalar. Parceira da Femipa há um ano, a Bionexo apresentará a plataforma de gestão de compras.

Apoio

Além do apoio da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), as Federações das Santas Casas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar) também aparecem entre os apoiadores. Entre os Conselhos de classe regionais estão o de Medicina do Paraná (CRM-PR) e o de Enfermagem (COREN-PR), além da Associação Médica do Paraná. Reforçam o apoio a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a Fundação Getúlio Vargas por meio do ISAE, a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o Hospital Municipal de Araucária e o Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS).

Mais informações: www.femipa.org.br.

Serviço

4° Seminário Femipa

Tema: “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos: construindo um novo modelo de atenção à saúde”

Data: 9 a 11 de novembro

Local: Associação Médica do Paraná, Rua Cândido Xavier, 575, Curitiba (PR)

Inscrições: (41) 3016 1780 / contato@confianceeventos.com.br

Informações: www.femipa.org.br

Promoção: Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná