A higienização das mãos salva milhões de vidas todos anos quando realizada corretamente. Pensando nisso, o Serviço de Controle de Infecção (SCI) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) promoverá ações de conscientização em lembrança ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio. As atividades serão internas, com colaboradores, e externas, com profissionais de um hotel, um atrativo turístico e crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

O objetivo é enfatizar a importância da higiene das mãos, que carrega vírus, bactérias e outros microrganismos responsáveis pela transmissão de doenças como resfriados, herpes, conjuntivite, diarreia, entre outras. As ações contarão com apoio da empresa Pfizer e da Cia do Riso.

Na quinta-feira, dia 04, as palestras acontecerão no Hotel Belmont das Cataratas e no Parque das Aves. Já na sexta-feira, dia 05, a ação será em dois horários, às 9h e às 14h30, no CMEI Nilva de Jesus.

No Complexo Hospitalar, os colaboradores serão abordados na entrada com pequenos mimos e frases que lembram os cinco momentos de higienização das mãos no cuidado em serviços de saúde. Além disso, um big fone interativo (semelhante ao do reality show “Big Brother Brasil”) irá tocar ao longo do dia, nos setores, com perguntas relacionadas ao tema e prêmios.

Dia Mundial 2023
Com o tema “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize suas mãos”, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), endossada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), busca lembrar que, juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade. Para a OMS, nenhuma pessoa que recebe ou presta serviço de atenção à saúde deve estar exposta ao risco de ser prejudicada por uma infecção prevenível.

Os cinco momentos para higienização das mãos na prestação de cuidados em serviços de saúde são: 1- antes de tocar o paciente; 2- antes de realizar procedimento limpo/assépctico; 3- após risco de exposição a fluídos corporais; 4- após tocar o paciente; e 5- após tocar superfícies próximas ao paciente.

Fonte: Hospital Costa Cavalcanti