Neste mês de dezembro, o Serviço de Urologia Oncológica do Hospital São Vicente Curitiba completa dez anos de atuação. Criado pelo urologista Dr. André Matos, o objetivo é oferecer um atendimento mais especializado para pacientes do SUS. Hoje, o serviço é um dos poucos no país que realiza a maioria das cirurgias de forma minimamente invasiva.

“No Serviço de Urologia Oncológica do Hospital São Vicente, mais de 90% das cirurgias do SUS são por métodos minimamente invasivos. Nos casos das cirurgias de rim, próstata e bexiga, todas são por essa modalidade, algo que é pouco usual pelo SUS no Brasil”, revela Dr. André Matos. Hoje, também fazem parte da equipe o Dr. Julio Foiatto, atual coordenador, Dr. André Labegalini, Dr. Antônio Brunetto e Dr. Daniel Carara.

Durante o tratamento de cânceres urológicos, quando é necessária cirurgia, ela pode ser realizada da maneira tradicional (aberta) ou por métodos menos invasivos, como a laparoscopia e a endoscopia. “Para a realização dessas cirurgias menos invasivas é necessário ter uma equipe especializada, infraestrutura, materiais e equipamentos adequados, tudo isso temos aqui no Hospital São Vicente”, declara o urologista.

Em Curitiba, o Hospital São Vicente é um dos que possuem serviços dedicados exclusivamente à Oncologia pelo SUS, segundo o Dr. André Matos. “A importância do nosso Serviço de Urologia Oncológica é de grande relevância para os pacientes, já que cerca de ¾ da população brasileira não tem acesso à planos de saúde ou atendimento particular”, observa.

Ele lembra que, embora o serviço tenha sido criado com foco no SUS, devido ao crescimento da equipe médica e da expertise e aprimoramento das tecnologias e estrutura, foi possível que o atendimento também fosse ampliado para pacientes com planos de saúde e particulares.

Uma das únicas capacitações médicas no Sul do país

O Serviço de Urologia Oncológica do Hospital São Vicente ainda contribui para a formação de especialistas. Há seis anos, é realizado o programa de Fellowship, um dos poucos do Sul do Brasil nessa área. “Depois de quatro anos do serviço, entendemos que poderíamos capacitar médicos que tivessem interesse na área de Urologia Oncológica. Assim, criamos o Fellowship, em que um urologista fica um ano conosco para treinamento”, explica Dr. André Matos. “É um programa com repercussão nacional e internacional. Já tivemos, inclusive, um médico da Colômbia conosco.”

As pesquisas científicas também fazem parte do dia a dia de trabalho. Nos últimos anos, dois estudos sobre câncer de próstata foram apresentados no Congresso da Confederação Americana de Urologia, um dos mais importantes eventos mundiais dessa área. “Neste ano, ainda vamos apresentar mais três pesquisas no Congresso Brasileiro de Urologia, que acontece agora em dezembro”, conta Dr. André Matos.

Sobre o Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF

O Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF, formado pelo Hospital São Vicente Curitiba, fundado em 1939, e pelo Hospital São Vicente CIC, inaugurado em 1973, atende a diversas especialidades, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado. Referência em transplantes de fígado e rim e nas áreas de Oncologia e Cirurgia, desde 2002 o Grupo é mantido pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).

O Hospital São Vicente Curitiba é um hospital geral de alta complexidade. Em uma estrutura moderna, conta com pronto-atendimento, centros médico, cirúrgico e de exames, UTI, unidades de internação e centro de especialidades. Possui o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná e seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

A instituição integra ainda a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Mais informações no site www.saovicentecuritiba.com.br.

Fonte: Hospital São Vicente