Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, que é celebrado nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou o Curso de Estratificação de Risco em Saúde Mental. O principal objetivo é qualificar o compartilhamento do cuidado entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Especializada.

O secretário Beto Preto participou do evento e falou sobre a importância do cuidado com a saúde mental principalmente no pós-pandemia.

“É preciso intensificar a linha de cuidado a saúde mental e entender qual o nosso papel como Sistema Público de Saúde, depois da pandemia estamos diante de uma explosão de casos relacionados ao tema, esse curso possibilita que os profissionais de saúde identifiquem de forma compartilhada um cuidado mais adequado para as pessoas que precisam de um atendimento mais humanizado”, disse.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde Maria Goretti David Lopes, esse é mais um instrumento de trabalho para as equipes de saúde.

“É preciso que o cuidado com a saúde mental seja compartilhado, pois nenhum ponto de atendimento sozinho dá conta das necessidades de saúde dos usuários do SUS. Precisamos estar cada vez mais atentos e preparados, dar devolutivas em relação as demandas das pessoas que procuram os nossos serviços no âmbito da rede de Atenção à Saúde no Paraná”.

O curso que acontece EAD é realizado por meio da Divisão de Saúde Mental em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). O público alvo são profissionais de nível superior que atuam na APS, Centros de Atenção Psicossocial, equipes multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental e demais pontos de Atenção da Linha de Cuidado em Saúde Mental.

O curso começa nesta terça-feira (11) e tem a carga horária de 16 horas.

As inscrições podem ser realizadas AQUI

Fonte: Sesa