A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, e o assessor do gabinete, César Augusto Neves, apresentaram o panorama da Covid-2019, dengue, sarampo e outros agravos na 48ª Sessão Plenária Temática do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

 “Nos preocupamos e sentimos a comunidade médica como parceira neste momento. Mas temos a certeza que nossas equipes estão preparadas e que temos condições de enfrentar com muita dedicação e atenção à saúde, todas as questões novas como o Covid-2019 ou mais antigas, como o sarampo”, explicou a coordenadora.

 Os representantes da Sesa foram recebidos pelo presidente e vice do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida e Wilmar Mendonça Guimarães, e ainda por diretores e outros conselheiros. Além do público presente, outros conselheiros acompanharam a reunião pela web.

 O presidente do CRM destacou a importância de as autoridades públicas sanitárias exibirem total transparência nas ações, inclusive de monitoramento, levando orientação e tranquilidade à população.

A coordenadora Acácia abordou o plano de contingência em todo o Estado, envolvendo fluxogramas para os profissionais de saúde, as parcerias com Anvisa e Defesa Civil e os protocolos no manejo clínico. O assessor da Sesa, César Neves, falou sobre as doenças que hoje colocam em alerta a população do Estado. “Há um alto índice de infectados pela dengue, inclusive com mais de duas dezenas de mortes. Mas não podemos esquecer da vacinação contra o sarampo, estamos em campanha até março e contamos com a participação do público mais afetado, jovens de 20 a 29 anos”

REUNIÕES – Além do CRM-PR, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, participou de reunião sobre o Covid-2019 no Departamento de Estradas de Rodagens e na Fecomércio, federação que reúne as instituições Sesc e Senac.

Fonte: Sesa