A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu federações hospitalares para alinhamento sobre enfrentamento de doenças nesta quarta-feira (4). O objetivo é padronizar os protocolos e atendimentos para diagnóstico e manejo adequados.

“É importante a parceria destas entidades na busca de padronização da comunicação e das ações, principalmente na atual situação que enfrentamos no Estado, com tantos casos confirmados de dengue, a volta do sarampo e o monitoramento de uma doença nova”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Segundo ela, a divulgação constante de fake news gera pânico na população. “Temos percebido que as pessoas se desesperam com informações falsas e que não procedem sobre as doenças, seja o novo coronavírus, a dengue e até mesmo o sarampo que pode ser prevenido com a vacina”.

DIAGNÓSTICO — O diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak ressaltou a importância do diagnóstico correto já no primeiro atendimento. “O preparo dos profissionais de saúde é indispensável para que assim que o paciente procure o serviço de saúde, ele já receba o atendimento e diagnóstico devido, isso acalma a pessoa e também gera segurança para a equipe do serviço de saúde”.

INFORMAÇÃO — A Sesa forneceu materiais impressos e digitais para instrução dos profissionais de saúde e informações direcionadas para a população sobre as doenças que estão em destaque no Estado.

PRESENÇAS — Na ocasião estiveram presentes representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (FEHOSPAR), Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (FEMIPA) e representante da Unimed. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, e o assessor do gabinete do secretário, César Neves também participaram.

Fonte: Sesa