O Hospital Business 2º Fórum Internacional de Gestão em Saúde chega à sua décima oitava edição mantendo o mesmo formato iniciado em 2011 de reunir as principais lideranças do setor de saúde no Brasil, focando na reciclagem e atualização profissional, além de destinar mais espaço ao networking entre os participantes. E, para a edição deste ano, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, o jornalista Silio Boccanera será o responsável pela abertura do evento com a conferência ““Como o Sistema de Saúde está se mantendo sustentável no mundo?”. Ele compartilhará com o público toda a sua experiência como correspondente internacional de quem já cobriu eventos e acontecimentos na Europa, Estados Unidos, África e Oriente Médio.

Com passagem pelo Jornal do Brasil e Rede Globo, Boccanera, atualmente, está no canal GNT, onde apresenta programas que colocam em debate questões relacionadas à sociedade contemporânea. Por isso ele aponta a importância de se refletir sobre o que é sustentabilidade, para que se possa entender que a melhor maneira de compreender o conceito é levar em conta os limites de recursos disponíveis e o futuro das próximas gerações.

– Haverá recursos para nossos filhos e netos, se o mundo continuar usando e abusando dos recursos que o planeta nos fornece? Ao tomar consciência de que os recursos são limitados, passamos a entender que não é possível desperdiçá-los, inclusive com a destruição ou o mau proveito dos bens naturais – explica o jornalista.

O Hospital Business terá, este ano, como tema central, a “Inovação como Força Transformadora da Gestão de Saúde”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.hospitalbusiness.com.br.

Outro destaque do primeiro dia será o talk show sobre “Gestão inovadora de talentos”, que já tem confirmada a presença da coordenadora de Programas de Saúde da GE-HEALTH – SP, Márcia Agosti. O dia 25 também contará com o painel “Qualidade e segurança assistencial: há espaço para inovações?”, que será formado pelo diretor corporativo de Práticas Assistenciais da rede de hospitais São Camilo, Fábio Luís Peterlini, pela consultora técnica da ANAHP, Denise Schout, além do presidente do Conselho Deliberativo da ANAHP, Francisco Balestrin, que será o moderador da mesa.

– Será uma oportunidade para se atualizar sobre as tendências do setor e também para troca de informações sobre o que está sendo feito de mais atual em termos de gestão de saúde não só no Brasil como em todo o mundo. Nossa expectativa é reunir cerca de 500 congressistas nesta edição – disse o presidente da Comissão Científica do Hospital Business e do SINDHRIO, Fernando Boigues.

O Hospital Business é promovido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ) com o apoio dos Sindicatos filiados (SINDHRIO, SINDHERJ, SINDHESB, SINDHSERRA, SINDHSUL, SINDILAPAC, SINDHNORTE e Sindicato de Niterói), da Confederação Nacional de Saúde (CNS), da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), da Associação de Hospitais e Clínicas do Rio de Janeiro (AHCRJ) e da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH).