Na última semana, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Educação do Paraná, Defesa Civil, Casa Civil, Câmara da Mulher e Sindicatos, iniciou a terceira edição da Campanha “Aqui o Mosquito Não Entra!”. A ação tem como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com o último período epidemiológico da doença, finalizado em julho do ano passado, foram notificados 132.328 casos de dengue, em 358 municípios, totalizando 110 óbitos. A iniciativa é uma forma de inibir o avanço da dengue no estado com o envolvimento da população.

Para auxiliar na mobilização, o aplicativo do Sesc PR disponibiliza uma competição interativa, no qual os participantes registram por fotos o foco identificado (antes) e sua eliminação (depois). As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante.

O cadastro é gratuito e não há restrições de idade para a competição, sendo possível participar nas categorias individuais ou formar equipes. A ideia é juntar forças para reduzir a presença do mosquito no Paraná!

No site www.sescpr.com.br/contradengue, o público poderá ter acesso a mais informações sobre a campanha.

Dinâmica de pontos

Ao longo da campanha, com o cadastro de fotos validadas, os participantes e equipes podem aumentar de nível, podendo atingir o nível comissário, com 10.000 pontos, e supremo, com 50.000 pontos, respectivamente.

Premiação

A premiação será feita aos primeiros lugares das categorias individuais e das equipes, de acordo com as 26 áreas de abrangência do estado descritas no regulamento.

Histórico

Na primeira edição da iniciativa, realizada em 2021, 3.128 paranaenses, de 249 municípios, engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Já na segunda edição, em 2022, 259.227 criadouros do mosquito foram eliminados por 5.764 participantes de 284 municípios.

*Informações Assessoria de Imprensa

Fonte: Saúde Debate