Os serviços de saúde do Complexo Hospitalar Uopeccan não param de expandir. Está em construção o Centro de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica com Hemodiálise, uma unidade que traz esperança para as pessoas que precisam de uma terapia renal substitutiva.

Em parceria com SESA (Secretaria de Estado da Saúde), a obra do novo prédio, com quase 1.200 m2 já iniciou. O projeto contempla três pavimentos, sendo dois pisos destinados para atendimentos dos pacientes e o terceiro que será uma área técnica de STDATH (Sistema de Tratamento e Distribuição de Água Tratada para Hemodiálise).

“Atendendo a esta demanda, a Uopeccan vai implantar esses serviços de hemodiálise para atender os pacientes que precisam dessa terapia substitutiva renal. Serão atendidas pessoas de cidades que estão na abrangência da 10º Regional de Saúde, isto é, Cascavel e demais municípios dessa regional. Esses pacientes serão encaminhados e orientados por uma fila de regulação via o Sistema GSUS/CARE. Além do SUS, se for necessário, os atendimentos serão estendidos para aqueles que desejarem fazer a hemodiálise de maneira particular/convênios”, explicou a diretora de Serviços de Saúde da Uopeccan, Gladys Mari Rodrigues.

O Centro Especializado em DRC/Hemodiálise terá 50 máquinas de hemodiálise, possibilitando o atendimento de 50 pacientes por turno, ou seja, terão três turnos, resultando em 150 atendimentos diários, durante seis dias da semana.

Para que o serviço funcione dentro dos protocolos exigidos, a equipe desta unidade será composta por médicos especialistas nefrologistas e equipe multiprofissional (Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social e outros).

No total, serão investidos R$ 11 milhões entre a obra e equipamentos da unidade, com previsão para ficar pronta até maio de 2024.

Doações e apoio da comunidade

Embora o Estado seja um parceiro relevante, toda a comunidade e empresários que apoiam a Uopeccan são importantes atores para que as novas unidades saiam do planejamento.

Hoje, o hospital conta com diversos contribuintes que participam de campanhas promovidas pelo telemarketing, como ações entre amigos e também pela captação de recursos.

Além disso, os valores arrecadados durante as campanhas são destinados para a manutenção dos serviços, compra de insumos, medicamentos e muito mais. Para quem tiver interesse em contribuir com o Complexo Hospitalar Uopeccan, pode clicar aqui e conferir, detalhadamente, cada forma de ajudar.

Fonte: Uopeccan