A equipe do Hospital do Câncer Uopeccan tem levado o nome da instituição cada vez mais longe, sendo que nos dias 29 e 30 de agosto, participou na Cidade do México, da 2ª Colaborativa MAS: Hora Dourada, minutos que salvam vidas, que visa aplicar a 1ª dose de antibiótico venoso em menos de 60 minutos em crianças e adolescentes que fazem tratamento oncológico quimioterápico e que chegam ao hospital com febre, ou que apresentam durante o período de espera, igual ou superior a 37.8ºC.

Estavam presentes no evento a oncologista pediátrica da Uopeccan Carmem Fiori e o farmacêutico Rhuan Esprendor. “O objetivo do evento foi trocar aprendizados, reforçar o uso de ferramentas para o registro de dados e indicadores na estratégia de medição. Com isso, iniciamos o segundo período de ação pelos próximos seis meses, até fevereiro de 2023. Foi muito gratificante participar de eventos como este, para trazer para a nossa região melhorias no cuidado de crianças e adolescentes com câncer”, explica a médica Carmem Fiori.

O projeto é desenvolvido pela equipe do México em aliança com o St. Jude Children’s Research Hospital (USA), com 100 centros participantes, 80 no México, 8 no Brasil e 4 em outros países da América Latina, e a Uopeccan é a única instituição do Sul do Brasil.

“Apresentamos as ações que foram feitas no hospital para melhorar o atendimento das crianças em tratamento onco-hematológico, para que elas recebam o antibiótico em até uma hora a partir do momento que elas chegam no hospital com febre”, afirma o farmacêutico Rhuan.

Fonte: UOPECCAN