Uma carta de agradecimento destinada ao serviço de UTI Neonatal chegou ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) no final de 2022. Foi enviada pela jovem Joanna Cardoso, de 24 anos, moradora de Caxias do Sul (RS), que está prestes a se formar médica.

Joanna nasceu prematura, em uma cesárea de emergência realizada em maio de 1998. Ficou na UTI Neonatal e chegou a precisar de ventilação mecânica por alguns dias. Agora, às vésperas de sua colação de grau surgiu a vontade de agradecer à instituição e aos profissionais que zelaram por sua vida logo após o nascimento.

“É um momento muito especial da minha vida e para toda a minha família eu ter me tornado médica. E isso não seria possível se não fosse o trabalho da UTI Neonatal do Hospital”, disse por telefone.

O pai dela, Márcio Cardoso, é cirurgião oncológico e na época do nascimento da filha era médico residente no Hospital Evangélico. A família morou em Curitiba até ele terminar a residência médica e se mudou para o Rio Grande do Sul quando Joanna tinha 2 anos.

“Ela está se formando médica também e achamos que seria oportuno enviar esse agradecimento e lembrança para o serviço que cuidou dela naquele momento em que mais precisamos”, destacou Cardoso.

Confira a carta na íntegra

No dia 15 de maio de 1998 eu nasci, prematura, em uma cesárea de emergência perto da meia-noite. Na época, meu pai era residente do Hospital Evangélico de Curitiba, e por isso eu nasci Curitibana.

Fui atendida na UTI neo-natal e precisei de ventilação mecânica por alguns dias. Apesar de todo medo que eles sentiram, eu fui melhorando gradativamente e, com o apoio e profissionalismo da equipe desta UTI, eu sobrevivi.

Hoje, conclui a minha formação como médica, longe de Curitiba, ainda aguardando a data da minha formatura, mas nunca esquecemos o carinho e cuidado que recebemos naquele momento.

Então, queria hoje também agradecer todo o trabalho de vocês; não só por mim, mas por todos que passaram por vocês e hoje têm uma vida feliz, completa e, como no meu caso, podendo passar adiante o cuidado com o próximo.

Sei que hoje são profissionais diferentes, equipes diferentes, mas tenho certeza que com o mesmo cuidado e preocupação em momentos de fragilidade dos pacientes. Continuem com esse trabalho maravilhoso.

Eu e minha família não temos palavras suficientes para agradecê-los, em nome de todas as equipes que por aí passaram.

Você também pode ajudar

Com mais de 90% de seus atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUEM faz a diferença na saúde pública de Curitiba e do estado do Paraná. Por ano são realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos, 27 mil internações, 24 mil cirurgias, 180 mil consultas ambulatoriais, 1 milhão de exames e mais de 3 mil partos. A instituição se destaca em procedimentos de alta complexidade.

Para que a qualidade no atendimento seja mantida é muito importante a colaboração de toda a sociedade. Pessoas, empresas e comunidade em geral podem fazer doações que serão empregadas em melhorias, para que o Hospital esteja 24 horas por dia à disposição da população.

Existem diferentes maneiras de doar. Através do imposto de renda, notas fiscais sem CPF ou então a doação direta. Nesta última, o doador pode escolher para onde vão os recursos: ala de queimados, combate à Covid ou então para o hospital em geral, ajudando na realização de partos, transplantes, atendimentos a traumas, tratamentos oncológicos e outras especialidades.

Visite o site do HUEM e colabore para que a instituição siga na sua missão de salvar vidas!

Fonte: Hospital Evangélico Mackenzie