Nesta quinta-feira, 25 de junho, o administrador de empresas e contador Luís Eduardo Azevedo, diretor da Azevedo Auditoria e Soluções Empresariais, promoveu, com o apoio da Femipa, um webinar para falar sobre “Impacto da COVID-19 na Contabilidade das entidades”. Segundo o palestrante, hoje, existem muitos interessados nas informações contábeis. Por isso, é fundamental, cada vez mais, que as entidades apostem na transparência, dando mais atenção para a prestação de contas e gestão profissional.

Nesse contexto, Azevedo falou sobre a importância da apresentação das Demonstrações Contábeis para uma melhor análise por parte dos usuários da informação, como a diretoria da entidade, os financiadores de projetos e a sociedade em geral. Ele também destacou pontos que necessitam de mais atenção no fechamento das Demonstrações Contábeis, como as Perdas de Créditos de Liquidação Duvidosa, Estoques, Fornecedores, Parcelamentos, Empréstimos e Financiamentos, Provisão de Contingências, Receitas e Custos. “Estas são contas que entendemos que terão impactos, direta ou indiretamente, diante do cenário atual”, explicou.

Com relação à prestação de contas, o palestrante comentou sobre a Portaria nº 1.393, de 21 de maio de 2020, que dispõe sobre o auxílio financeiro emergencial às santas casas e aos hospitais filantrópicos sem fins lucrativos, com o objetivo de conter o avanço da pandemia da Covid-19. Nessa parte, ele citou algumas falhas recorrentes que podem dificultar a aprovação destas prestação de contas.

Outros pontos abordados no webinar foram registros contábeis referentes ao recebimento de subvenção (conforme NBC TG 07); faturamento SUS (abordando o valor total do faturamento x valor do teto financeiro pactuado); e recebimento de doações.

“Apesar de muitos setores terem diminuído suas atividades, a contabilidade faz-se muito importante nesse momento, devido às alterações das normas e interpretações delas para a gestão das entidades. Por isso, é sempre importante antecipar os impactos que terão no encerramento do exercício contábil, no fim do ano”, complementou.

Clique aqui para baixar o material divulgado no webinar.