“Estou bem. Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Vou me afastar por uns dias do trabalho pra fazer a cirurgia.” Fátima Bernardes anunciou pelas redes sociais que irá tratar um câncer de útero. O Dr. Fábio Fin, cirurgião oncológico do Hospital São Vicente, CRM 25072 e RQE 936, explica a doença:

“O câncer de útero geralmente surge no corpo do útero, principalmente na sua porção mais interna, no endométrio. Sabe-se que o câncer uterino ocorre com mais frequência nas mulheres após a menopausa. Isso acontece porque depois dessa idade, o endométrio tem uma tendência a ficar fino e delicado”, explica.

O principal sintoma relacionado ao câncer de útero é o sangramento semelhante à menstruação após a menopausa, mas também pode ocorrer simultaneamente ao começo da menopausa. “Portanto, se houver sangramento em algum período em que as menstruações pararem definitivamente e/ou começar a ocorrer fora do período de menstruação, a mulher deve procurar o seu ginecologista imediatamente”, orienta o médico.

O câncer de útero – endométrio é tratado geralmente com cirurgia laparoscópica. “Através de técnica minimamente invasiva, podemos realizar a retirada do útero, tubas, ovários e linfonodos quando necessário com um tempo de recuperação mais rápido. Em alguns casos, após a cirurgia indicamos a radioterapia e/ou quimioterapia para diminuir a taxa de retorno da doença”, complementa.

Sobre o Hospital São Vicente-Funef

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro (FUNEF). Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br

Fonte: Hospital São Vicente