Para garantir a representatividade que as santas casas e hospitais afiliados buscam, a Femipa está sempre presente nas discussões dos principais órgãos. Para isso, a entidade mantém um assento nos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, participa ativamente das deliberações da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e outros organismos ligados à Saúde no Estado.
Além disso, a Federação é membro da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), da diretoria da CMB, do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES), do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba e integra o Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS).
Desde a sua fundação, a Femipa mantém uma Assessoria Jurídica especializada, que dentre outras, realiza as seguintes atividades:
I – Subsidia juridicamente as decisões e ações da Diretoria da entidade;
II – Elabora pareceres, manuais e outros documentos sobre assuntos relevantes ao setor filantrópico de saúde;
III – Acompanha a publicação de normas e decisões judiciais de interesse dos afiliados, divulgando-as através do boletim semanal da Femipa; e
IV – Esclarece dúvidas de afiliados no que diz respeito à Filantropia.
Quanto às dúvidas, podem ser encaminhadas à advogada Thalita Daiane Candido, cujo e-mail é thalita@niwaadvogados.com.br.
Os cursos promovidos pela Femipa atendem às necessidades de formação e treinamento dos profissionais que atuam nas instituições hospitalares e, em alguns casos, são abertos a hospitais não afiliados. Além disso, com o objetivo de estimular novos negócios, o debate de temas relevantes para o setor e a troca de experiências, a Femipa promove eventos como o Seminário Femipa.
Por meio da assessoria técnica da Femipa, os afiliados têm acesso a informações sobre pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), bem como esclarecimento de procedimentos administrativos junto aos órgãos do governo e CMB, relatórios do setor, indicadores, entre outros assuntos.
Sempre que necessitarem, os dirigentes dos hospitais podem entrar em contato com a Federação pelo e-mail pelo telefone (41) 3027-5036.