Nesse dia 20 de janeiro, dia do farmacêutico, o Hospital do Câncer Uopeccan ressalta a importância do trabalho realizado na instituição pelos farmacêuticos. A Uopeccan conta com 16 farmacêuticos, que trabalham no Complexo Hospitalar de Cascavel e Umuarama. Os profissionais realizam suas atividades em diversos setores, entres eles na farmácia oncológica e hospitalar, clínica, CCIH e CAF. A gestão da área hospitalar é de grande complexidade, e o hospital conta com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), onde os medicamentos são armazenados para posteriormente auxiliar no tratamento de pacientes oncológicos.  No local é realizada toda a logística dos medicamentos, recebimento, armazenagem, controle de estoque e distribuição dos medicamentos e materiais para as farmácias e alas do hospital.

Segundo o farmacêutico da Uopeccan de Cascavel Thiago Bandeira, o farmacêutico tem papel fundamental na CAF para fazer o armazenamento e conservação adequada dos medicamentos, garantindo a qualidade e eficácia deles.  “Os cuidados são diversos, como o controle de temperatura e umidade, ambiente totalmente climatizado e a iluminação adequada para garantir integridade dos medicamentos fotossensíveis. É importante destacar que todos os itens não devem ficar em contato direto com o chão, paredes e teto, para evitar a transmissão de umidade e calor”, ressalta Thiago.

O armazenamento deve garantir a manutenção das características físico-químicas e microbiológicas dos produtos durante do período de estocagem, evitando possíveis desvios de qualidade ou por vencimento. “A Central de Abastecimento Farmacêutico tem uma sala de recebimento. O responsável confere todos os dados necessários que o produto requer. Somente após o lançamento desse item no sistema é que ele poderá ser direcionado para a sala de etiquetagem”, explica a farmacêutica da CAF de Umuarama Andressa Fuentes Uchida.

Depois da etiquetagem, os medicamentos são armazenados conforme suas necessidades: produtos que requerem refrigeração são direcionados imediatamente para a geladeira, e a medicação controlada vai para uma sala restrita. Depois desse processo é que a medicação é liberada para outros setores.

O farmacêutico oncológico atua com a equipe multidisciplinar para maximizar os benefícios da terapia de medicamentos e minimizar as toxicidades. Esse profissional tem conhecimento especializado sobre a medicação e seus mecanismos de ação no combate ao câncer. “Ele é responsável pela avaliação da prescrição médica antes da manipulação até o fim, possibilitando atendimento desde a aquisição de medicamentos até a manipulação do quimioterápico, cuidando da saúde do paciente e melhorando sua qualidade de vida”, explica a supervisora farmacêutica Isabela de Azevedo Silva Baccarin.

Fonte: Uopeccan