Representando a CMB, o vice-presidente da Confederação, Flaviano Feu Ventorim, que também é presidente da Femipa, participou de reunião online da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados, a qual pautou o abastecimento de medicamentos necessários para o atendimento aos pacientes da doença.

A atividade foi coordenada pelo presidente da Comissão, o deputado federal Luizinho, com o apoio dos deputados Carmem Zanotto e Pedro Westphalen, e, além da CMB, reuniu outras entidades representativas de hospitais, como CNSAÚDE (Confederação Nacional de Saúde), ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) e FBH (Federação Brasileira de Hospitais). Também estiveram presentes os diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Meiruze Souza Freitas e Alex Campos.

O secretário da SAES (Secretaria de Atenção Especializada à Saúde), Coronel Franco Duarte, representou o Ministério da Saúde e explanou todas as ações da Pasta no projeto Missão Respirar, força-tarefa criada para igualar a distribuição do ‘kit intubação’.

Participaram ainda da reunião representantes das indústrias farmacêuticas Hipolabor Farmacêutica, Cristália, União Química, Hypofarma, Eurofarma, além do presidente do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), Nelson Mussolini.

Em sua fala, o vice-presidente da CMB reforçou a necessidade de agilizar o processo de importação, seja de anestésicos e relaxantes neuromusculares, seja de insumos para que a indústria possa produzir os itens no Brasil. “Todos os participantes relataram as dificuldades de trazer insumos, de comprar as ampolas e demais itens necessários”, disse Flaviano.

Os representantes da indústria se comprometeram em tentar um restabelecimento, no entanto, salientaram que o problema de escassez é mundial, em função da alta de consumo e que estão tentando manter uma entrega constante para atender aos hospitais e garantir o atendimento. “Mas não houve ainda uma solução definitiva para resolver o problema da escassez desses itens”, falou o vice-presidente da CMB.

Fonte: CMB