A programação do 17º Seminário FEMIPA também contemplou a apresentação dos cases finalistas do 7º Prêmio FEMIPA Melhores Práticas e Criatividade na categoria Gestão de Comunicação e Marketing. Na classe 1, para hospitais de até 100 leitos, duas instituições concorreram ao prêmio – Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo e Hospital Erastinho. Na classe 2, para instituições com mais de 100 leitos, foram três cases – Hospital Erasto Gaertner, Hospital Angelina Caron e Hospital Evangélico de Londrina.
Veja abaixo um resumo de cada um:
Classe 1
Implantação do Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U) na Unidade Hospitalar São Luis Orione – Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
Em março, o Pequeno Cotolengo implantou o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U), dedicado a elevar a qualidade e a segurança do paciente no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. A principal responsabilidade é a condução de pesquisas de satisfação com os pacientes, garantindo que suas opiniões e experiências sejam ouvidas e consideradas na melhoria contínua dos serviços. A assistente de qualidade do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo Edieny Suellen Batista, que apresentou o case, destacou que, segundo o entendimento do hospital, o usuário são “todos os envolvidos na experiência de entendimento do hospital, como pacientes e acompanhantes”, e o objetivo é melhorar os indicadores de satisfação do hospital como um todo.
Ela também explicou que, além da pesquisa, a equipe organizou um cronograma de trabalho dividido em seis passos, com uma definição de fluxo. “Também é importante a pesquisa semanal em função de ser um unidade de transição de cuidados, para se poder escutar todos, pacientes e familiares, além da equipe médica”, observou. “Não adianta fazer a pesquisa e não seguir um processo depois. Feito isso, oferecemos um treinamento”, acrescenta.
Edieny também contou que um dos grandes ganhos, por meio da Inteligência Artificial, foi a automação conferida à pesquisa, que “ficou um bom tempo no computador das pessoas”. “Elas abriam o computador e viam”, comentou. Uma pesquisa automatizada e personalizada para acompanhar cada integrante da equipe. “Graças à IA, conseguimos ter esse aprimoramento e resultado, além de melhorar o formulário”, explicou.
O S.A.U tem por finalidade obter a opinião dos pacientes, familiares e visitantes sobre o atendimento oferecido na Unidade Hospitalar São Luiz Orione e na Unidade de Cuidados Prolongados Santa Terezinha (UCCI). Assim, consegue identificar pontos fortes e áreas de melhoria, assegurando que o atendimento esteja sempre alinhado às expectativas e necessidades dos usuários.
Projeto Tarja Violeta – Hospital Erastinho
A supervisora de marketing do Hospital Erastinho, Camila Zaleski, contou sobre a concepção e um pouco dos múltiplos retornos do projeto Tarja Violeta, que ampliou, de forma completamente inusitada, a arrecadação de doações por meio de uma singela aquisição de caixinhas simbólicas dos remédios Amoril, Esperançol, Alegrina e Generosid. Todos trazem em suas embalagens uma bula artística, com ilustrações feitas pelas próprias crianças atendidas na instituição. A bula também traz um QR Code que direciona para um vídeo personalizado, para que o doador possa conhecer um pouco mais sobre a criança responsável pela arte.
Para potencializar a ação, foi firmada uma parceria com uma grande rede de farmácias, que passou a comercializar a linha Tarja Violeta em todas as lojas de Curitiba. Vendidos ao preço simbólico de R$ 9,90, terão a arrecadação destinada integralmente para as duas instituições, com a meta de atingir R$ 1 milhão no primeiro ano de vendas. “Esse projeto é muito legal, porque não só traz essa conexão emocional, mas também possibilitou a união de vários parceiros. A gente teve apoio de patrocinadores que custearam a impressão de todo esse material e tivemos o apoio de uma rede grande de farmácias para poder cuidar da logística, disponibilizar em suas lojas e fazer a venda desse produto”, revelou Camila.
A aceitação do Tarja Violeta, segundo Camila, possui números exuberantes. Mais de 300 mil pessoas embarcadas, 716 mil inscrições e valoração de mídia de mais de 60%. “Reforço que essa campanha é mais do que a arrecadação de recursos, mais do que envolver a sociedade em geral sobre a importância da doação, mas também é trazer conscientização para a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura”, ressaltou. “ Também acho que, acima de tudo, é pensar no propósito do engajamento, na entrega que a gente está fazendo e na informação que a gente está passando com a sociedade, que é impactar da maneira correta, de uma maneira íntegra e forte, para que essa mensagem se multiplique”, completou.
Classe 2:
Gerações Que Previnem: Suas Receitas Com Erasto Gaertner – Hospital Erasto Gaertner
Também coube à supervisora de marketing do Hospital Erasto Gaertner, Camila Zaleski, apresentar o case “Gerações Que Previnem: Suas Receitas Com Erasto Gaertner”, durante o 17ºSeminário FEMIPA. O trabalho foi realizado com pacientes sobre o cuidado com a alimentação, mas de uma forma a estabelecer um resgate afetivo. “Receitas com ingredientes saudáveis e simples, como receitas de famílias, que tiveram um sucesso tão grande que se transformaram em um livro”, afirmou Camila. O livro “A Lembrança do Sabor” reúne 12 receitas afetivas que marcaram a vida de pacientes do Hospice Erasto Gaertner, unidade destinada a pessoas em cuidados paliativos. Houve um concurso interno entre as receitas com a ideia de enaltecer a importância afetiva da alimentação dentro dos cuidados paliativos. “A sopa de abóbora vencedora foi um sucesso e com uma grande repercussão”, comentou.
Estratégias de Inbound Marketing e Automação de Marketing Com Foco Em Resultados Financeiros na Saúde – Hospital Angelina Caron
O gerente de Marketing e Endomarketing do Hospital Angelina Caron, Dieisson Medeiros, foi quem explicou a importância do marketing para a “sustentabilidade de um negócio filantrópico” e o case que vem trazendo grandes resultados para o hospital. “No final do dia, quando a gente consegue o recurso para a instituição, uma instituição filantrópica em que o lucro se converte para o paciente, é muito gratificante”, comentou. O case foi aplicado no Hospital Angelina Caron de modo a criar um sistema amigável para vender melhor os serviços da instituição. “O que fazemos é uma venda dos serviços, a gente garante que um serviço de ponta atenda ao SUS também”, explicou.
De acordo com Medeiros, a equipe investiu na produção de conteúdo em algumas áreas de muito interesse, como urologia e cirurgia bariátrica. “O que nós fizemos foi trabalhar uma estratégia de inbound e tráfego pago. Criamos conteúdos ricos, landings pages, fomos nutrindo as pessoas para que saíssem e fechassem a compra dos nossos serviços, completando a jornada de compra”, descreveu. Para ele, o objetivo sempre foi claro: aliar tecnologia, estratégia de marketing e comunicação para otimizar recursos e ampliar o impacto.
A Otimização da Estrutura Informacional para Reposicionamento de Marca e Expansão de Mercado com Foco em Sustentabilidade Financeira – Hospital Evangélico de Londrina
A gerente de Comunicação e Marketing do Hospital Evangélico de Londrina, Flávia Corrêa Perini, apresentou o case “A Otimização da Estrutura Informacional para Reposicionamento de Marca e Expansão de Mercado com Foco em Sustentabilidade Financeira”.
Ela disse que, para melhorar uma estrutura que já é referência há 29 anos em Londrina, foi necessário buscar reforços de fora. “Decidimos transformar a percepção positiva em crescimento. Contratamos uma empresa especializada em CRM para isso. E depois, precisava contar para a sociedade o que estava acontecendo”, resumiu.
Ela também destacou a importância da participação em eventos. “O mundo digital criou outro tipo de conexão. Presença muito ativa em eventos. Nossos e com patrocinadores. Além da diferenciação do hospital. Processos muito consolidados. Investimento em tecnologia e investimento em infraestrutura”, explicou. Flávia também falou sobre reposicionamento de marca, também chamado de rebranding, uma estratégia que visa ajustar a percepção do público sobre uma empresa. O objetivo é melhorar a conexão com o público e impulsionar os resultados, sua excelência, inovação e compromisso com a qualidade no atendimento médico.
“Com um modelo de gestão focado na tecnologia, segurança e bem-estar do paciente, o Hospital Evangélico de Londrina avança na implementação de tecnologias avançadas, como a cirurgia robótica, e no uso de sistemas de inteligência artificial para a melhoria da eficiência e precisão no atendimento. Além disso, a qualificação de suas equipes médicas e de enfermagem é constantemente aprimorada, o que garante um alto nível de qualidade em cada procedimento realizado. Com uma estrutura que prioriza a segurança do paciente, o atendimento humanizado e a eficiência nos serviços de saúde, o Hospital Evangélico de Londrina se destaca como um centro de excelência no atendimento de última geração. A instituição é reconhecida entre os 115 melhores hospitais do Brasil”, completou.
Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Magaléa Mazziotti