A diretoria da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (FEMIPA) obteve apoio de pré-candidatos ao Governo do estado para a criação da Tabela SUS Paranaense, a exemplo das tabelas diferenciadas para serviços médicos realizados pelo Sistema Único de Saúde implementada pelos estados de São Paulo e Santa Catarina.
A Femipa recebeu, nesta quarta quarta-feira (22), os pré-candidatos ao Governo do Paraná, senador Sérgio Moro e Rafael Greca. Ambos receberam o Caderno de Propostas: Saúde e Sustentabilidade Filantrópica no Paraná, documento que reúne as principais demandas do setor para os próximos anos.
“Os hospitais filantrópicos são responsáveis por 70% da assistência prestada aos paranaenses. Investir nessa rede significa fortalecer o SUS e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade. Quando existe uma política de financiamento clara, previsível e sustentável, todos ganham, especialmente quem mais precisa da saúde pública, que é a população”, afirmou o presidente da Femipa, Dr Charles London. Ele disse ainda que, os hospitais filantrópicos apresentam uma estrutura altamente eficiente, com custo operacional significativamente inferior ao de hospitais estaduais e federais, reforçando que ampliar e fortalecer a rede existente representa uma das formas mais eficientes de expandir o atendimento à população sem elevar proporcionalmente os gastos públicos.
A Tabela SUS Paranaense prevê uma remuneração complementar aos procedimentos do SUS, reduzindo a histórica defasagem entre os custos reais dos atendimentos e os valores atualmente pagos pelo sistema público. A Federação também defende que essa tabela tenha reajuste anual garantido, especialmente para procedimentos de alta complexidade, assegurando previsibilidade financeira às instituições.
De acordo com Charles London, uma tabela estadual transparente e permanente permitiria maior planejamento da rede hospitalar. “Se houver uma tabela linear, clara e com atualização periódica, todos ganham: os hospitais, o Estado e, principalmente, os paranaenses, que terão uma rede mais forte e preparada para atender.”
Moro disse que recebeu com satisfação a demanda pelo fato de coincidir com a principal proposta do projeto que pretende implantar no Estado.
“Esta iniciativa é uma das prioridades do nosso plano de governo para a saúde, que reduz a defasagem da tabela federal, ampliando a remuneração dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo paulista é uma experiência implantada pelo governador Tarcísio de Freitas, em São Paulo, que vem apresentando resultados muito positivos, com aumento dos atendimentos e redução das filas, e que queremos implementar progressivamente no Paraná. Para isso, vamos contar com as sugestões da FEMIPA na construção dessa política pública”, afirmou Moro.
O pré-candidato e ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca também garantiu apoio à proposta da FEMIPA, bem como em ações de apoio à telemedicina para reduzir o ‘tour da saúde’ pelo Paraná.
“Recebo com muita alegria as propostas da FEMIPA que deverão beneficiar o povo do Paraná. Temos experiências maravilhosas em Curitiba e que podem ser transmitidas a todo estado”, disse Greca.
Propostas para a saúde
Durante o encontro, ambos os candidatos puderam ouvir representantes dos hospitais filantrópicos de diversas regiões do Estado e que desempenham um papel estratégico na assistência de média e alta complexidade.
Outro ponto defendido pela entidade foi a revisão do HOSPSUS, cujos valores permanecem sem atualização diante do crescimento dos custos hospitalares. A FEMIPA propõe a ampliação do programa, revisão dos repasses e novos critérios que valorizem qualidade assistencial e segurança do paciente.
A Federação também apresentou propostas para criação de linhas permanentes de financiamento pela Fomento Paraná, permitindo que os hospitais tenham acesso a crédito para modernização, eficiência operacional e reestruturação financeira.
Entre as demais prioridades apresentadas estão a ampliação de projetos conjuntos voltados à redução de custos e ganho de eficiência, a desburocratização dos repasses do programa Nota Paraná, a criação de mecanismos mais ágeis para liberação de recursos provenientes de emendas parlamentares e a instituição de uma agenda permanente de diálogo entre a Secretaria de Estado da Saúde e a FEMIPA.
A entidade ainda alertou para a necessidade de aperfeiçoar o modelo de destinação das emendas parlamentares de custeio. Segundo a FEMIPA, quando os recursos são vinculados exclusivamente ao aumento da produção de serviços, acabam ampliando o déficit financeiro das instituições, que já convivem com uma tabela SUS historicamente defasada.
Ao final do encontro, a diretoria da FEMIPA reafirmou seu compromisso de manter diálogo permanente com todos os pré-candidatos ao Governo do Paraná, buscando construir soluções que assegurem a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos e fortaleçam a assistência prestada aos milhões de paranaenses que dependem do SUS.
Participaram reuniões de representantes da FEMIPA de diversas regiões do Paraná como Irati, União da Vitória, Guarapuava, Ponta Grossa e outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa
