O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) publicou entre setembro e outubro seis novos pareceres que esclarecem questionamentos enviados à autarquia. No mês de setembro foram emitidos cinco pareceres, saiba quais são:

Parecer CRM-PR nº 2.915/2024, de autoria da conselheira Maria Casemira Fernandes da Silva, responde questão sobre retificação de prontuário médico, como elaborar a errata e a responsabilidade do médico que insere as informações na errata. A dúvida apresentada se refere ao procedimento que deve ser adotado pelo paciente a fim de solicitar a retificação de prontuário médico quando este estiver com informação divergente da prestada em consulta. Acesse o documento com as orientações na íntegra.

Parecer CRM-PR nº 2.916/2024, que teve como parecerista o conselheiro Ramon Cavalcanti Ceschim, trata de questionamentos sobre emissão de Atestado Médico, especificamente acerca da conduta do profissional que emitiu o atestado em questão. Acesse o documento com as orientações na íntegra.

Parecer CRM-PR nº 2.917/2024, emitido pelo conselheiro Luiz Roberto Castro Santos, esclareceu dúvida encaminhada por email ao CRM-PR questionando sobre interação entre médico e ótica com consultório oftalmológico. Acesse o documento com as orientações na íntegra.

Parecer CRM-PR nº 2.918/2024, de autoria da conselheira Katiuscia da Cunha Lopes Fogaça, responde consulta sobre prioridade de atendimento e critérios de aplicação nos serviços de emergência. Acesse o documento com as orientações na íntegra.

Parecer CRM-PR nº 2.919/2024, emitido pelo conselheiro Eduardo Baptistella, a partir de solicitações realizadas junto ao CRM-PR sobre a realização de exames de Nasofaringolaringoscopia, Videolaringoscopia e Nasofibroscopia, esclarece sobre tais procedimentos e ainda sobre a emissão de laudos distintos. Acesse o documento com as orientações na íntegra.

Em outubro, o Parecer CRM-PR nº 2.920/2024, de autoria do conselheiro Ramon Cavalcanti Ceschim, responde questionamentos sobre emissão de parecer em casos psiquiátricos atendidos em Pronto Atendimento/Urgência e Emergência por médico com pós-graduação em psiquiatria, mas sem residência médica. Acesse o documento com as orientações na íntegra.

Outras publicações

Para consultar as normas já emitidas pelo Conselho Federal ou Regionais de Medicina (Pareceres, Resoluções, Recomendações, Notas Técnicas e Despachos) clique aqui.

Caso não encontre a resposta para sua dúvida, preencha o formulário de solicitação.
Fonte: CRM-PR