Termina em 09 de março de 2018, o prazo para que os prestadores de serviços de atenção à saúde preencham seus formulários ou informem os resultados dos indicadores que serão adotados para fins de aplicação do Fator de Qualidade (FQ).

Vale lembrar que o FQ é aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) quando o contrato celebrado entre o prestador e operadora de plano de saúde prevêa livre negociação como única forma de reajuste e não existe acordo nos primeiros 90 dias do ano, podendo-se alcançar 105%, 100% ou 85% do IPCA, a depender do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos em Nota Técnica atualizada anualmente pela ANS.

Atualmente, os requisitos de qualidade estão previstos na Nota Técnica nº 87/2017 e os dados informados pelos prestadores também servem de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss).

Os questionários são diferenciados para cada tipo de prestador e estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), neste link.