No dia 25 de maio de 2017, o INSTITUTO BRASILEIRO PARA SEGURANÇA DO PACIENTE – IBSP divulgou em seu portal eletrônico uma lista com cinco tipos de erros e suas potenciais repercussões no ambiente hospitalar. São eles: (i) diagnóstico errado; (ii) erros na prescrição de medicamentos; (iii) misturar tipos de sangue diferentes; (iv) confundir pacientes; e (v) não lavar as mãos.

No texto, o instituto ressalta a necessidade de que tanto médicos quanto enfermeiros estejam atentos aos grupos que inspiram mais cuidados, como crianças e idosos, e sigam atentamente os protocolos definidos para cada área, como é o caso do Protocolo de Cirurgia Segura, elaborado pela Organização Mundial da Saúde.

Com dados técnicos como a estimativa de que “cerca de 700 mil pessoas morram todos os anos em decorrência de infecções por bactérias resistentes a medicamentos”, o IBSP explica que além de evitar complicações e óbitos, a cautela em relação a esses cinco erros evita processos judiciais, que podem resultar no pagamento de indenizações em valores bastante elevados.

A matéria completa pode ser acessada neste link.