Quem nunca ouviu as expressões “Não temos verba”, “Pense fora da caixa” ou “Precisamos furar essa bolha” provavelmente ainda não participou de reuniões de briefing organizadas por agências ou equipes de comunicação, que buscam “reinventar a roda” para criar uma campanha organizacional de sucesso.

Para desmistificar a ideia de que a criatividade está exclusivamente ligada à inovação, o 10º Encontro de Assessores de Comunicação da FEMIPA incluiu em sua programação a palestra “10 ferramentas colaborativas e criativas – inovação para seus projetos e campanhas”, ministrada pelo jornalista e publicitário Phillipe Halley, CMO e cofundador do s-Lab.

Durante a apresentação, Halley compartilhou suas perspectivas e insights sobre o que é ser criativo, ressignificando a criatividade como uma mudança de perspectiva e não à necessidade de inventar. Segundo ele, em vez de buscar o inédito, o fundamental é aprender a enxergar o óbvio de maneira diferente, ou seja, sair da zona de conforto para mapear possibilidades criativas.

Nesse sentido, pensar fora da caixa não significa criar algo completamente novo, mas explorar novas maneiras de abordar problemas antigos, assim como “furar a bolha” não implica em buscar o radicalmente diferente, e sim desenvolver uma mentalidade criativa e flexível, capaz de encontrar soluções eficazes mesmo diante de recursos limitados e desafios constantes. Como enfatizou Halley, “isso começa com uma mudança de perspectiva e uma disposição para pensar e agir de forma diferenciada”.

Além de compartilhar sua expertise em comunicação criativa, o palestrante também dividiu com o público exemplos de ferramentas práticas para o desenvolvimento de campanhas mais criativas e eficazes, mesmo diante de recursos limitados, destacando a necessidade de ter metas claras e tangíveis. “É preciso, sobretudo, ter clareza sobre a causa e traçar metas qualitativas em relação ao público para alcançar um bom posicionamento de marca”, finalizou.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Ana Reimann