“Os sete erros no uso de indicadores de desempenho” foi o tema de abertura do Painel Gestão de Pessoas realizado na última quarta-feira (20) durante o 16º Seminário da FEMIPA. O palestrante Dórian Luiz Bachmann, sócio fundador da Bachmann Security, discutiu os equívocos mais comuns na utilização de indicadores de recursos humanos como ferramenta de gestão.

Essenciais para a otimização dos processos, redução de custos e o aumento da produtividade, os indicadores vão além das questões operacionais, abrangendo aspectos estratégicos e táticos fundamentais.

O especialista em gestão e benchmarketing destacou que contratar colaboradores, efetuar pagamentos e administrar obrigações legais não são suficientes para garantir a retenção de talentos, nem para manter altos índices de motivação e engajamento. A escolha adequada dos indicadores requer uma visão holística e sistêmica, que considere tanto fatores internos quanto externos.

“Compreender a cultura e os valores corporativos, identificar o perfil ideal dos colaboradores, analisar os processos produtivos e administrativos, e entender as demandas e responsabilidades de cada departamento são estratégias prioritárias nos departamentos de RH. Portanto, investir tempo e recursos na identificação e análise das métricas é um modo de aprimorar continuamente a gestão de pessoas e o desempenho organizacional”.

Bachmann delineou os erros que podem prejudicar a eficácia dos indicadores de desempenho, incluindo a falha em dar tratamento adequado a diferentes tipos de indicadores, a priorização dos indicadores de esforço em detrimento dos resultados alcançados, a abordagem burocrática das métricas sem associá-las à gestão efetiva, a confusão entre atividades de “fazer” e “planejar”, a negligência com a variabilidade natural dos processos, a crença infundada na necessidade de informações imediatas e online, e a falta de responsabilização clara pela gestão dos indicadores.

“Estimular a reflexão e incentivar a busca pelas melhores práticas para alcançar o sucesso é indispensável para as empresas, por isso, esses espaços de troca são fundamentais para a análise conjunta dos indicadores no ambiente organizacional”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Ana Reimann