A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) divulgou, durante o 13º Seminário Femipa, os vencedores do 2º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde, que foi criado em 2018 para reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada à gestão da saúde no Estado do Paraná. Nesse ano, foram premiados os trabalhos de jornalistas nas categorias Internet, Rádio e Impresso. Na categoria TV, o jornalista Douglas Belan, que produziu uma série de reportagens sobre o centenário do Hospital Pequeno Príncipe para o programa Balanço Geral Curitiba, da RIC TV, foi o único inscrito. Por isso, ele recebeu uma menção honrosa pela reportagem produzida, pelo interesse em participar do prêmio e por ter dado espaço para pauta do setor hospitalar (clique aqui para ler a reportagem).

Confira abaixo os vencedores:

INTERNET

1º LUGAR

Nome do Jornalista: Danielle Blaskievicz
Veículo: Gazeta do Povo
Data da Veiculação: 01/02/2019

Resumo da Reportagem: A matéria fez parte de uma série especial em comemoração aos 100 anos do jornal Gazeta do Povo no Paraná (celebrado no dia 3 de fevereiro de 2019) e que tinha como proposta retratar outras empresas paranaenses centenárias. O Hospital Pequeno Príncipe comemorou 100 anos em outubro de 2019 e mostra os caminhos e estratégias utilizados pela instituição para se manter ativa e atuante na área da proteção de crianças e adolescentes mesmo com todos os desafios que um hospital que depende dos recursos do SUS enfrenta diariamente no Brasil. Considerado referência para todo o Brasil, o Pequeno Príncipe incorporou técnicas do mundo corporativo para turbinar receitas e garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. Isso tudo valorizando a equipe profissional que está na ativa, inclusive daqueles em que a história de vida se confunde com a própria história da instituição.

Leia a matéria aqui

 

2º LUGAR

Jornalista: Francielly Azevedo
Veículo: Paraná Portal
Data de Veiculação: 10 de novembro de 2019

Resumo da reportagem: A reportagem conta a história dos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe e as ações desenvolvidas pela instituição. Além disso, relata a experiência de pacientes que fizeram ou ainda fazem tratamento no hospital.

Leia a matéria aqui

 

RÁDIO

1º LUGAR

NOME DO JORNALISTA:  Lorena Malucelli Pelanda/ Felipe Harmata Marinho
VEÍCULO: Rádio BandNews FM Curitiba
DATA DE VEICULAÇÃO: 21 a 25 de outubro de 2019

RESUMO DA REPORTAGEM: Série especial: “100 anos do Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do país” O Hospital Pequeno Príncipe, considerado a maior instituição pediátrica do país, fez 100 anos em 2019. O centro de referência é considerado o mais moderno para o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes.

Em um cenário em que a área de saúde do país sofre com precariedade e falta de dinheiro, o Hospital Pequeno Príncipe tornou-se referência na gestão dos recursos e também na maneira de conseguir doações da sociedade.

Leia a matéria aqui

 

2º LUGAR

Jornalista: Francielly Azevedo
Veículo: Rádio CBN Curitiba – 90.1 FM
Data de veiculação: 14 de novembro de 2019

Resumo da reportagem: A reportagem traz dados sobre a prematuridade no país e mostra como o Hospital Nossa Senhora das Graças atua com o tema.

Confira a reportagem aqui

 

IMPRESSO

1º LUGAR

Nome do Jornalista – Roger Azevedo Costa Pereira
Veículo: Gazeta do Povo
Data de veiculação – 08/06/2019

Resumo da Reportagem: “Eles sabem tudo sobre você, e isso é bom”

Reportagem para a revista impressa da Gazeta do Povo que mostra como os sistemas em saúde vêm sendo incorporados na gestão de saúde pública e de entidades privadas para facilitar o atendimento e definir políticas públicas de saúde. Como serviços como o prontuário eletrônico, aplicativos para agendamento de consultas e acompanhamento do paciente e a gestão da central de leitos contribui para que se tenha um melhor atendimento individual ao paciente, ao se ter conhecimento de todo seu histórico, e para que se desenhe um perfil epidemiológico de uma população a partir de tais dados.

Leia a matéria:

Pág. 01

Pág. 02

Pág. 03

Pág. 04

 

 2º LUGAR

NOME DO JORNALISTA: Diego Antonelli
VEÍCULO: Gazeta do Povo
DATA DE VEICULAÇÃO: 21 a 27 de setembro de 2019

RESUMO DA REPORTAGEM: A reportagem conta a saga dos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em pediatria. O material conta as histórias de vida das pessoas que construíram e constroem no dia-a-dia a instituição, bem como sobre a gestão hospitalar. Dessa maneira, a reportagem se propõe a levar ao público de que maneira o Pequeno Príncipe consegue sobreviver financeiramente e de que modo consegue ampliar seu leque de atuação na sociedade. Além disso, faz uma retrospectiva histórica da edificação do hospital. Hoje o complexo hospitalar conta com 370 leitos, sendo 68 de UTIs. Por ano, são realizadas cerca de 22 mil cirurgias pediátricas, além de tratamentos de alta complexidade, como os oncológicos, hemodiálises e transplantes de medula óssea. Vale ressaltar que é a única instituição do estado que realiza hemodiálise para crianças e adolescentes pelo SUS.

Leia a matéria aqui

 

TV

MENÇÃO HONROSA

NOME DO JORNALISTA: Douglas Belan
E-MAIL: rafaela.silva@ricpr.com.br
ENDEREÇO: Rua Amauri Lange Silvério, 450 – Pilarzinho Curitiba/PR CEP: 82.120-000
CPF: 045.736.129-80
VEÍCULO: Balanço Geral Curitiba – RIC Record TV
TELEFONES:  41 3331-6124/ 41 98837-2396
DATA DE VEICULAÇÃO:  11 a 13/12/2019

RESUMO DA REPORTAGEM:  A gente fala agora de um lugar que enche todo paranaense de orgulho!  É o Pequeno Príncipe, que completa cem anos em dois mil e dezenove, como o maior hospital pediátrico do Brasil. Por isso, o balanço geral vai exibir uma série de reportagens especiais sobre o Pequeno Príncipe. Nossa equipe foi atrás de histórias de gente que encontrou ali uma esperança de cura. Gente que se dedica para manter essa estrutura gigantesca funcionando. Acompanhe nossas reportagens.

Assista às reportagens a seguir: