Saúde, educação e segurança no ambiente hospitalar foram temas dos cases de sucesso apresentados na sala temática “Gestão de Pessoas” durante o 16º Seminário da FEMIPA.  Sob o olhar de gestores e profissionais de saúde, as palestras abordaram as oportunidades e desafios da implementação de novas práticas no ambiente corporativo.

Saiba mais sobre a trajetória de cada indicado ao prêmio (por ordem de apresentação):

Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

Intitulado “Psicologia para todos!”, o primeiro caso apresentado ressaltou as complexidades da psicologia organizacional no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, de Curitiba (PR). A psicóloga Elaine Regina de Freitas explicou que lidar com a dor dos pacientes e seus familiares pode ser desafiador para os colaboradores, por isso, a importância de implementar práticas que promovam o bem-estar mental e emocional para quem está em contato com essas pessoas todos os dias, como os enfermeiros.

“Anteriormente, enfrentávamos uma alta rotatividade entre os enfermeiros, principalmente nas áreas com maior incidência de óbitos e cuidados paliativos, temas que ainda carregam estigmas. Porém, após nove meses de implementação da “Psicologia para todos!”, observamos uma redução significativa de 60% na rotatividade, o que indica uma melhora na retenção de profissionais. Embora não tenha sido uma ação planejada especificamente para isso, o impacto positivo do programa foi evidente, demonstrando a importância de abordar as necessidades emocionais dos colaboradores nos ambientes de trabalho”, destacou.

Hospital Ministro Costa Cavalcanti

Em seguida, o fisioterapeuta e ergonomista Wilson Costa apresentou o programa de saúde laboral do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, de Foz do Iguaçu (PR) chamado “Ergonomia preventiva em ambiente de hospitalar: desenvolvimento de um programa de saúde laboral em instituição de grande porte no oeste do PR”.

Wilson Costa explicou que a ginástica laboral foi o ponto de partida para uma abordagem ampla visando o bem-estar dos trabalhadores, porém evidenciou-se a necessidade de incluir técnicas de relaxamento e nutrição, como massagens e aromaterapia. Além disso, houve ações para a redução do sedentarismo, fortalecimento muscular e diminuição do estresse.

“As ações implementadas reduziram queixas musculoesqueléticas e o estresse, melhorando o conforto dos trabalhadores. Aplicamos essas práticas de forma personalizada em diversos setores, uma vez que os profissionais desempenham funções laborais diferentes e precisam de práticas específicas de acordo com o trabalho realizado. Constatamos que a ergonomia em ambientes hospitalares complexos são importantes, pois minimizam impactos prejudicais ao corpo e à mente, promovendo o bem-estar.”, afirmou.

Hospital Evangélico de Londrina

A “Implementação de ambiente virtual de aprendizagem como proposta didático-pedagógica na educação corporativa, foi a terceira temática abordada durante o painel, apresentada pela enfermeira da área de educação continuada do Hospital Evangélico de Londrina – AEBEL, Carla Moretti de Souza. A palestrante destacou a importância em capacitar e educar os quase dois mil colaboradores, tendo em vista a complexidade e nível de excelência da instituição.

“Atualmente as tecnologias digitais vêm contribuindo para aprendizagens ativas, auxiliando na interação, otimizando o tempo, e a construção do saber. Por isso, investimos na implementação do “Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como proposta didática e de treinamento, pois conseguimos capacitar os setores assistenciais, administrativo e áreas de apoio. Dessa forma, beneficiamos também os nossos pacientes e familiares, por meio da qualidade e segurança no atendimento”.

Hospital Pequeno Príncipe

Fechando a programação, o coordenador de SESMT do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), Eduardo Costa, explicou o “Projeto vida segura: capacitação integral para o combate a incêndios e salvaguardando vidas”. Segundo Costa, a responsabilidade com cada paciente é o que motiva a treinar incessantemente os brigadistas e promover ações de capacitação em diversos setores do ambiente hospitalar.

“A segurança é uma das premissas para o cuidado com qualidade e excelência. Manter profissionais treinados, atualizados e prontos para enfrentar situações inesperadas que possam trazer riscos a pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais faz parte do nosso programa de capacitação integral e constante. Temos profissionais preparados em todos os pavimentos, bem como em diferentes turnos e observamos que a nossa dedicação vale a pena pois estamos aptos a agir independentemente da hora em que algum incidente possa acontecer”, finalizou.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Ana Reimann