Realizado de 25 a 27 de setembro no Expo Unimed, em Curitiba, o 9º Encontro Paranaense da Saúde repetiu o sucesso das edições anteriores, se consolidando como um dos mais importantes eventos do Sul do Brasil voltados ao segmento privado de serviços de saúde. Durante os três dias do evento, que teve como tema neste ano “Saúde 4.0 – A transformação digital”, também ocorreu a tradicional Feira de Negócios – Produtos e Serviços, com mais de 30 estandes. Cerca de 800 pessoas transitaram diariamente pelos espaços, lotando o auditório nas diversas palestras que integraram a programação, assim como as salas temáticas pré-congresso.

A solenidade de abertura, na tarde do dia 26, foi comandada pelos presidentes da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar), Márcia Rangel de Abreu; Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Renato Merolli, e Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), Flaviano Feu Ventonin, entidades promotora e apoiadoras, respectivamente. Prestigiaram a cerimônia a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e os presidentes da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato; da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde), Breno Monteiro; do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEX), Francisco Balestrin, e do CRM-PR, Roberto Yosida, que destacaram a importância do evento para o segmento da saúde e do tema escolhido nesta edição.

Palestra magna

A palestra magna foi proferida peloi jornalista Alexandre Garcia. Para um público atento, o colunista, um dos mais conceituados da política brasileira, falou da atual conjuntura política e econômica nacional e pontuou que o momento é de recuperação, diante de uma situação de deterioração moral, de valores. No seu entendimento, mudou a divisão de poderes e aproxima-se o momento da decolagem. “Os ministros são técnicos e tudo indica que podemos sair disso, mas o Brasil somos nós”, afirmou, ressaltando que a responsabilidade na transformação é dos brasileiros.

Gestão

O segundo dia do evento teve a gestão como foco. “Saúde baseada em valor: como agregar valor ao cuidado do paciente em todos os ciclos da vida da comunidade” foi o tema da primeira palestra, a cargo do médico nefrologista Paulo Cicogna, especialista na Philips EMR e diretor clínico na instituição Pró-RIM, com moderação do presidente do Sindipar, Flaviano Feu Ventorin, que também preside a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa)

Na sequência, houve a palestra-debate “Ecossitema de inovação e o sistema de saúde”, com Thiago Júlio, gerente de inovação da Dasa e responsável para área de Healthcare do Cubo (Itaú), e Cláudio Terra, diretor de inovação do Hospital Albert Einstein. José Octávio da Silva Leme, vice-presidente da Ahopar, foi o moderador.

A programação da tarde foi aberta com a palestra-debate sobre “Novas competências do gestor da saúde na indústria da transformação 4.0”. Os convidados foram Miguel Archanjo de Souza Aguiar Neto, certificado em medicina interna e saúde pública, que representa a equipe IBM Helath Hope para a América Latina, e Luiz Felipe Costamilan, diretor executivo do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs). Para eles, as quatro características que um líder 4.0 deve ter são: compromisso em fazer o bem, ter método para basear decisões em dados, visão de longo prazo em investimentos tecnológicos e liderança em desenvolvimento de pessoas. Foi moderador o vice-presidente do Sindipar, Cláudio Enrique Lubascher.

O dia terminou com a palestra de Fábio Patrus Mundim Pena, diretor de unidades externas do Hospital Sírio Libanês. O tema foi “Assistência primária e a transformação digital – Mapeando e gerenciando a saúde”. Entre os aspectos abordados, ele falou sobre os desafios para a consolidação do modelo de saúde populacional no setor privado, como as restrições, ainda, à ampliação do acesso via telemedicina e a parceria efetiva com operadoras para potencializar a coordenação do cuidado. A presidente da Ahopar, Márcia Rangel de Abreu, foi a moderadora.

Recursos humanos e Direito aplicado em saúde

No terceiro dia, os temas foram relacionados a recursos humanos e Direito aplicado em saúde. Ricardo Gonçalves, master coach trainer na Academia Internacional de Líderes e professor da UniFil Londrina proferiu a primeira palestra. Ele falou sobre “RH 4.0 na era da consciência: Tendências e desafios”, com moderação de Silvana Souza da Luz, diretora de qualidade do Hospital Cardiológico Costantini.

Realidade virtual no treinamento e capacitação de novas tecnologias” foi o tema da segunda palestra, com Fernanda Abi Jaudi, líder de Capacidades Educacionais Estratégicas da Johnson & Johnson Medical Brasil, e o médico Michel Cadenas, especialista em Tecnologias Educacionais. Eles mostraram o que a realidade virtual pode fazer na educação contínua na saúde, gerando qualidade, economia e segurança, entre outros benefícios. Como parte das informações apresentadas aos congressistas, Fernanda trouxe dados divulgados recentemente pelo Imperial College London. Eles demonstram que os resultados práticos do treinamento com realidade virtual são significativamente maiores que os obtidos com o treinamento tradicional. Foi mediador na palestra Vlademir Gonzales, diretor de relações sindicais do Sindipar.

A lei de proteção de dados foi o tema da primeira das duas palestras da tarde. Foram palestrantes o assessor jurídico da Fehospar, Phillipe Fabrício de Mello, e as advogadas Maylin Maffini e Marina Rangel de Abreu
Iede.

A palestra de encerramento foi proferida pelo ministro Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).”Diireito do Trabalho – Perspectivas e futuro” foi o tema, com mediação do assessor jurídico da Fehospar e do Sindicato, Bruno Milano Centa. Ramos traçou um histórico da regulação de trabalho no país ao longo das últimas décadas e afirmou que a reforma trabalhista é um sinal dos tempos. “Hoje, vivemos num mundo que foi se transformando em grande velocidade e há uma valorização da autonomia da vontade”, pontuou. Mas, fez um alerta sobre a responsabilidade de cada um.

Posse da Ahopar e Sindipar

A posse solene das novas diretorias da Ahopar e do Sindipar foi realizada na noite de quinta-feira (26), em jantar de confraternização dos organizadores do Encontro Paranaense da Saúde, parceiros apoiadores e expositores, palestrantes e autoridades.