Abril é o mês de Conscientização da Doença de Parkinson, com objetivo de oferecer conhecimento para a população sobre a doença e promover ações de prevenção e tratamento que melhorem a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

A ABP lança dois e-books: um com informações sobre diagnóstico precoce, sintomas e tratamento e outro sobre exercícios físicos. Os e-books são gratuitos e devem ser baixados no site da Associação Brasil Parkinson – www.parkinson.org.br.

A semana de ‘Lives da ABP’ reunirá, sempre às 20h, no Instagram da entidade, médicos, advogado e o jornalista Andre Tal que é portador da DP.

11/04 – Enfrentamento da Doença de Parkinson em pessoas jovens, com o Repórter Especial da Record TV, Andre Tal – @andretaloficial;

12/04 – Direitos das pessoas com Parkinson: Aposentadoria, Curatela e Testamento Vital, com o advogado Felipe Braule – @oliveirabraule;

13/04 – Tratamento cirúrgico da Doença de Parkinson: o que eu preciso saber?, com a Dra. Vanessa Milanese, Neurocirurgiã – @dravanessamilanese;

14/04 – Equipe multidisciplinar na Doença de Parkinson: qual a importância do atendimento integrado?, com a equipe da Associação Brasil Parkinson SP e Núcleo Piracicaba – @colibri.parkinson.

Sobre os e-books da ABP – Todos são gratuitos e devem ser baixados no site da entidade – www.parkinson.org.br.

E-book Sintomas Iniciais (Prodrômicos) – pessoas com Doença de Parkinson relatam ter vivenciado sintomas motores e não motores antes do aparecimento dos sintomas clássicos. Para auxiliar na identificação desses sinais e sintomas, a ABP, em parceria com a ProPark, elaborou um material para alertar a população sobre sinais e sintomas que podem surgir antes do diagnóstico.

E-book de Atividades e Exercícios Físicos – essencial para pessoas com Doença de Parkinson, esse e-book traz algumas atividades e exercícios indicados para auxiliar na melhora da qualidade de vida para as pessoas com DP, pois são comprovadamente neuroprotetores para o cérebro, além de melhorar os sintomas motores e não-motores relacionadas à doença.

*Informações Assessoria de Imprensa

Fonte: Saúde Debate