A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade dos líderes, nesta quarta-feira (17), o requerimento de pedido de urgência para a votação do projeto de Lei 1417/2021, que pede o repasse emergencial de R$ 2 bilhões às Santas Casas e hospitais filantrópicos.A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade dos líderes, nesta quarta-feira (17), o requerimento de pedido de urgência para a votação do projeto de Lei 1417/2021, que pede o repasse emergencial de R$ 2 bilhões às Santas Casas e hospitais filantrópicos.

Agora a previsão é de que o texto seja votado nos próximos dias.

Na última semana, em reunião com a Diretoria da CMB, a deputada Carmen Zanotto informou que já havia trabalhado junto aos pares, conseguindo assinaturas necessárias para colocar, de maneira urgente, a proposta na pauta de votação.

“Esse requerimento de urgência significa dar esperança para que, em breve, possamos aprovar esse projeto e trabalhar pela sanção do presidente da República”, ressaltou Mirocles.

“Trata-se de um recurso para auxiliar esse conjunto de hospitais que, sem sombra de dúvidas, sem a rede filantrópica, o serviço público não daria conta de atender à população brasileira. Porque são eles os responsáveis pelo atendimento de 50% da média complexidade do SUS e de 70% da alta complexidade. Sem a rede filantrópica, não teríamos o SUS forte”, ressaltou Carmen, durante a sessão. “Que a gente possa socorrer e ajudar as Santas Casas com a aprovação desse requerimento e já na semana que vem ter a votação do mérito”, finalizou.

A CMB tem contado com amplo apoio dos parlamentares para que a proposta seja efetivamente viabilizada. “Agradecemos imensamente à deputada Carmen Zanotto, que se mobilizou para que esse requerimento entrasse em pauta e fosse aprovado; ao deputado Antonio Brito, que preside a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas e está sempre conosco na batalha pelos pleitos do setor filantrópico; ao deputado Eduardo Bismarck, que presidiu a sessão desta quarta-feira e a todos os demais líderes parlamentares que se sensibilizaram com a nossa causa e reconheceram a necessidade de urgência desse recurso para as nossas instituições”, falou o presidente da CMB, Mirocles Véras.  “Com essa força e todo esse apoio, conseguiremos, o mais breve possível, vencer essa etapa”, concluiu.

Fonte: CMB