Pode parecer banal, mas ao falar sobre a prevenção contra determinadas doenças, a alimentação balanceada não foge à regra. Um exemplo, é o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, que é muito associado ao estilo de alimentação. “Alimentos defumados, embutidos, tendem a aumentar o risco para desenvolver essa doença, porque podem causar pequenas lesões no intestino; com o passar do tempo, essas alterações podem ajudar a desenvolver a doença”, alerta o oncologista clínico da Uopeccan de Cascavel Lucian Lucchesi.

Neste mês ocorre a campanha Março Azul Marinho, e no dia 27 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino. A data é voltada para a conscientização sobre o câncer colorretal, visto que os dados chamam atenção: de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil deve registrar 44 mil novos casos da doença, entre os anos de 2023 e 2025, sendo que 70% deles ocorrerão nas regiões Sudeste e Sul. Dos números, as mulheres serão maioria diagnosticada, 23.660 casos, já entre os homens, serão 21.970 confirmações.

Outro fator para acender a luz vermelha, é que esta doença não apresenta sintomas em fases iniciais. “Você pode ter o crescimento da lesão, sem que perceba. Com o passar do tempo, podem ocorrer alterações relacionadas ao hábito intestinal, então a pessoa pode começar a ir menos ao banheiro, ter mais constipação, dificuldade, dor abdominal conforme o crescimento da lesão. Pode ocorrer sangramento nas fezes, um sintoma que tem que chamar atenção, principalmente entre 50 e 70 anos”, destaca Lucchesi.

Ainda segundo o médico, as formas de prevenção são: alimentação rica em fibras, que tendem a reduzir o risco de aparecimento da doença, prática de exercícios físicos regularmente e, principalmente, exames de rastreio. “Temos dois exames que podem ser feitos. O primeiro é a pesquisa de sangue oculto nas fezes, um exame mais simples, que tem acesso na rede pública, mas não é tão específico. O mais recomendado é a colonoscopia, a partir dos 50 anos. Caso exista uma lesão, conseguimos ver e fazer a biópsia para confirmar ou descartar o câncer. O que é ainda mais interesse: conseguimos, pela colonoscopia, detectar o adenoma, que seria um pré-câncer de intestino e fazer a retirada pelo exame, antes de se tornar câncer”.

Em casos de dúvidas e apresentação dos sintomas citados, procure um médico o mais rápido possível. Na Uopeccan, o atendimento via SUS ocorre quando o paciente é encaminhado via Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde), já para atendimentos particulares ou pelos convênios, basta ligar nos telefones (45) 2101-7135 ou (44) 2031-0773.

Principais fatores de risco

Os principais fatores de risco para o aparecimento desse câncer são:

Hábitos alimentares, especialmente alto consumo de alimentos embutidos e carnes vermelhas;

Envelhecimento;

Casos de câncer colorretal na família, principalmente em parentes de 1º grau;

Tabagismo.

Fonte: Uopeccan