A 339ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro, no plenário da sede, com transmissão pelo Youtube. No primeiro dia, a mobilização para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho e que se encontra nas etapas municipais, abriu os trabalhos. Já na parte da tarde, o colegiado acompanhou apresentações das Secretarias do Ministério da Saúde. No segundo dia, foram tratados temas como as demandas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirht) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); e a Política Nacional de Saúde Bucal.

“Queremos ser um ministério de ação e não de gabinete”, diz Nísia Trindade

“Tivemos muitos retrocessos nas áreas do SUS, mas estamos em reconstrução”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na abertura  da 339ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Esta foi a primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, que o responsável pela pasta comparece a uma reunião do pleno.

Nísia destacou que é necessário ter clareza que estamos em um momento mais desafiador após os ataques à democracia e ainda em recuperação de uma pandemia. “Diante da conjuntura temos que definir prioridades e fortalecer os laços que nos une a toda sociedade, ganhar a confiança da população com propostas”. Ela ressaltou que o papel do governo é construir conjuntamente uma agenda em prol da melhoria da qualidade de vida da população.

A ministra lembrou ainda que os desafios são múltiplos. Ela destacou a retomada da pauta da saúde da mulher com um cuidado mais integral ao citar a proximidade do 8 de março. Nísia ressaltou as ações em torno da intensificação  da agenda de vacinação e do programa de redução de filas  para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nísia Trindade ressaltou o papel fundamental do Conselho Nacional de Saúde, sua atuação e a importância de o Conselho estar amparado na legislação que criou o SUS, de forma a preservá-lo e protegê-los mesmo sob ataques à democracia.

A ministra afirmou ainda que entre os desafios para este ano está a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que encontra-se na mobilização das etapas municipais.

Novo secretariado do Ministério da Saúde apresenta ações e estratégias prioritárias

A nova equipe de secretárias e secretários do Ministério da Saúde apresentou prioridades e estratégias de trabalho elencadas pelo novo governo, a situação encontrada na pasta na troca de gestão, além de um breve balanço das ações realizadas nos últimos 45 dias. A conselheira nacional de saúde Conceição Silva destacou a importância da transparência como as informações foram apresentadas pelos secretários e secretárias. “Durante muito tempo tivemos um apartheid entre o Conselho e o Ministério da Saúde. Essa possibilidade de reconstrução do SUS e da democracia é verdadeiramente gratificante”.

Confira neste link alguns destaques das falas realizadas pela equipe do ministério para as conselheiras e conselheiros nacionais presentes na R.O.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde (CNS)