A manhã desta quinta-feira (14) marcou um momento histórico para a CMB com os gestores tripartite do SUS – Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS – e também com a representação do OPAS no Brasil. A Confederação fez uma participação muito especial na 12ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite – CIT 2023, o último encontro do ano dos gestores do Sistema Único de Saúde, entregando às autoridades, entre elas a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a Carta do Congresso CMB 2023 “Convergir para evoluir, juntos criamos o futuro”. O documento reflete a força, a união e o desejo da CMB, das suas Federações e de todas as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil de participar e contribuir para a evolução do SUS no país.

A CMB esteve representada pelo seu vice-presidente, Flaviano Feu Ventorim, pelo diretor-geral, Mário César Homsi Bernardes, pela diretora administrativa, Monaliza Costa Santos, e pela sua assessoria de Comunicação, com Whintney Kelvin Colen Franco de Souza. Além da ministra Nísia Trindade, também receberam a carta o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa; a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross Galiano; o secretário da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), Helvécio Miranda Magalhães Júnior; a secretária da Secretaria de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad; o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Augusto Gabrois Gadelha; a secretária da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto; a vice-presidente do CONASS e secretária de Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho e o Diretor Executivo Jurandi Frutuoso; o presidente e o diretor executivo do CONASEMS, Hisham Mohamad Hamida e Mauro Guimarães Junqueira, respectivamente; e a deputada federal e secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto.

No ano em que a Confederação comemorou 60 anos e todo o setor de Saúde sem fins lucrativos vivenciou o primeiro ciclo de um novo governo eleito, o Congresso CMB foi um momento marcante e de intensa movimentação e integração da rede filantrópica de saúde. Deste grande encontro, que contou com a presença marcante de toda a equipe técnica do Ministério da Saúde, das lideranças do CONASS, CONASEMS e diversas instituições parceiras, foi produzido o documento “Convergir para evoluir, juntos criamos o futuro”.

“Tudo o que desejamos é que as lideranças da saúde no Brasil compreendam e abracem o nosso desejo de participar e dialogar sobre o futuro do SUS. E que a Carta do Congresso CMB 2023, que trata das três trilhas (Política e SUS, Gestão de Administração e Ciência e Tecnologia), seja parte da nossa agenda de trabalho pelo crescimento e sustentabilidade do setor filantrópico de saúde, trazendo para a assistência ao paciente tudo o que pudermos evoluir nos debates das sugestões de pauta que trazemos em política e SUS, gestão e administração e em ciência e tecnologia”, destacou o vice-presidente da CMB, Flaviano Ventorim.

O diretor-geral da CMB, Mário César Homsi Bernardes, lembrou o trabalho voluntário e a dedicação da comissão científica do Congresso CMB e dos relatores das trilhas temáticas: Dr. Chao Lung Wen, médico da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde – ABTMS; Vanderli de Barros, vice-presidente da Federação do Rio Grande do Sul; e Eduardo Queiroz, superintendente da Santa Casa da Bahia. Também agradeceu o trabalho de redação do documento, realizado pela equipe da Predicado, e o envolvimento de toda a equipe da CMB, assim como a presença e participação do Ministério da Saúde, dos Parlamentares, dos patrocinadores e de todos os congressistas no evento de agosto de 2023. “Fazer este documento e as nossas propostas chegarem à ministra da Saúde, aos secretários do Ministério, aos parlamentares, às nossas Federações e hospitais e a todos que nos ajudaram a fazer acontecer o Congresso CMB 2023 era um compromisso e uma dívida de gratidão que tínhamos com todas estas pessoas e instituições”, disse.

“Que nos próximos Congressos da CMB possamos comemorar e vivenciar a concretização de muitas das propostas que nascem da Carra do Congresso CMB 2023 e que estes resultados sejam alcançados em função da integração e da união de forças de todos que fazem do SUS a razão de ser das nossas instituições”, concluiu o Presidente da CMB, Mirocles Véras.

Baixe a carta do congresso aqui.

Fonte: CMB