A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (FEMIPA) apresentou, nesta quinta-feira (18) aos seus associados o Programa Líderes da Saúde – CMB Academy, uma iniciativa da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) voltada à formação, integração e fortalecimento de lideranças hospitalares em todo o país, e que a entidade estará à frente no Paraná.
O programa prevê a capacitação de 1.140 gestores de Federações, Santas Casas e hospitais filantrópicos, com cursos focados em gestão, inovação e sustentabilidade. Todos os hospitais afiliados à FEMIPA terão direito a pelo menos uma vaga no programa, reforçando o compromisso da entidade em preparar seus associados para os desafios de um setor cada vez mais dinâmico e complexo.
“Trata-se de um marco para a saúde filantrópica no Brasil. A FEMIPA se orgulha de participar desta iniciativa que promove não apenas atualização técnica, mas também o fortalecimento institucional, garantindo que nossas lideranças estejam preparadas para conduzir as transformações necessárias no atendimento hospitalar”, disse o presidente da FEMIPA, Dr Charles London, durante a apresentação do Programa.
Estrutura e diferenciais do programa
Com duração de outubro de 2025 a novembro de 2026, o Programa Líderes da Saúde será uma oportunidade única de fortalecer competências, aprimorar a gestão e valorizar os profissionais que dedicam sua carreira ao setor filantrópico de saúde, essencial para milhões de brasileiros. Os encontros acontecerão de forma remota, e o prazo para inscrição segue até o dia 10 de outubro.
Cada instituição associada à FEMIPA deverá indicar um participante para a capacitação, atendendo a quesitos como o experiência, comprometimento e engajamento institucional, assegurando que os gestores indicados representem de fato o futuro da saúde filantrópica.
Entre os benefícios para os hospitais estão que o investimento é integralmente financiado pela CMB, sem custos para a instituição; acesso à formação de excelência em gestão hospitalar, com foco em inovação e sustentabilidade; fortalecimento da governança e da liderança interna, preparando profissionais para assumir funções estratégicas; reconhecimento institucional, já que a participação no programa demonstra compromisso com a qualidade da gestão, perpetuação da missão hospitalar, ao investir em talentos que garantem a continuidade e o futuro da instituição e maior integração entre federações e hospitais filantrópicos de todo o país.
Os cursos serão realizados de acordo com o porte da instituição. Para hospitais com até 150 leitos: aperfeiçoamento em parceria com a 8SR Gestão & Valor em Saúde . Já os hospitais com mais de 150 leitos farão o aperfeiçoamento em parceria com a Universidade São Camilo.
