Informações foram repassadas em uma reunião com a diretoria na última sexta-feira (01); Prestação de contas será dia 14 de março

A diretoria da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) se reuniu na última sexta-feira (01) para apresentar o relatório anual de 2012 e já adiantar parte da prestação de contas, que será realizada por completo em uma Assembleia para todos os associados no dia 14 de março. Em 2012 a Femipa contou com três novos filiados, sendo os hospitais Ministro Costa Cavalcanti de Foz do Iguaçu, Instituto de Saúde Hospital Bom Jesus de Ivaiporã e Bom Jesus de Toledo. Com essa inclusão, foram ao todo 443 novos leitos. No mesmo ano, três hospitais também deixaram de fazer parte da Federação.

Eventos e Comissões

A Femipa também focou sua participação no ano passado em comissões e comitês relacionados à saúde, participando de 13 no total. Dentre eles estava a presença no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, o Conselho Estadual de Saúde, a Comissão da CMB para a consulta público da política nacional de atenção hospitalar e o Comitê Estadual do Hospsus. A Femipa participou também de importantes eventos e reuniões relacionados à saúde e de interesse dos hospitais afiliados como o 22º Congresso Nacional das Santas Casas.

A criação da comissão de estudos para emendas parlamentares foi uma das ações da Femipa ano passado. O objetivo foi criar um grupo de estudos para sugerir a forma mais adequada do governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) utilizarem os recursos das emendas parlamentares. Maçazumi Furtado Niwa, presidente da Femipa, garantiu que o presidente da Alep, Valdir Rossoni, considerou a grande relevância de um papel social dos hospitais filantrópicos e ofereceu espaço para a manifestação da Femipa em uma das sessões do grande expediente em 2013, para a Federação se pronunciar aos demais deputados.

Em 2012 a Femipa realizou também, pelo quinto ano, um dos eventos mais importantes de saúde do Paraná, o Seminário Femipa. Ao todo cerca de 350 pessoas participaram do evento. De acordo com Niwa, o evento foi ainda mais fortalecido com a participação de importantes autoridades do setor.

Projetos e Ações

O projeto Educasus iniciou no segundo semestre do ano passado, e já encerrou o ano com nove salas de teleconferência instaladas em hospitais. Ao todo serão 12 salas em Curitiba, Londrina, Maringá, Irati, Guarapuava, Medianeira, Paranavaí e União da Vitória. A Femipa participa do Comitê Pedagógico do Programa, acompanhando a grade de programação e as discussões.

Outro projeto em que a Femipa se fez presente em 2012 foi o Hospsus. Durante todo o ano ocorreram os módulos e oficinas do curso de pós-graduação para gestores dos hospitais afiliados e participantes do programa bem como o “2⁰ Encontro HOSPSUS”, com cerca de 200 participantes. Em outubro do ano passado a Femipa assinou um convênio com a Secretaria de Saúde do Paraná para o desenvolvimento da Rede de Cuidados Continuados Integrados do Paraná. “Trata-se de importante projeto com o objetivo de oportunizar uma mudança de perfil de atendimento de hospital de pequeno porte, para melhorar o atendimento à população e financiamento para a manutenção do funcionamento da entidade”, explicou Maçazumi Niwa.

Comunicação

Para divulgar todo o trabalho feito pela Federação, a Femipa contou com uma equipe de comunicação. Foram produzidos em 2012 seis edições, com 2 mil exemplares cada, do Voz Saúde, 50 boletins online, 76 Expressinhos CMB, 89 Expedientes, 42 Circulares, 12 Boletins Hospsus e duas edições, com 300 exemplares cada, de boletins diários do 5º Seminário Femipa. Além disso, os sites gerenciados pela Femipa publicaram diariamente notícias do setor de saúde.

Outro grande projeto nessa área é a Revista Brasileira de Direito Jurídico da Saúde (RBDS), lançada ano passado como importante instrumento de divulgação e consulta de temas relativos ao direito da saúde. A Revista é semestral e este ano já será lançada a 3ª edição em parceria com o Estado do Paraná.