A Femipa promoverá, nos dias 12 e 13 de novembro, o curso “Gestão Estratégica de Custos em Saúde”. O evento será realizado no Auditório da UOPECCAN (Rua Potiguaras, 944, 1º andar, Santo Onofre – Cascavel). As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro, e devem ser realizadas pelo formulário.
O curso tem como objetivo fornecer aos participantes uma fundamentação teórica e prática dos conceitos de Gestão de Custos em instituições de saúde, focando na implantação, gerenciamento e controle. A iniciativa visa capacitar os gestores para a geração de controles e para o gerenciamento de informações que subsidiem a tomada de decisão baseada em dados confiáveis.
A capacitação é direcionada a profissionais de instituições de saúde que atuam nas áreas financeira, de custos, controladoria, contabilidade, comercial, além de gestores de todas as áreas de hospitais envolvidos em processos decisórios, negociações e no gerenciamento de operações. A metodologia de ensino será composta por aulas expositivas e estudos de caso.
Conteúdo Programático
O conteúdo abrangente cobrirá tópicos essenciais para a gestão moderna, incluindo:
-
Cenário do Setor e modelos de remuneração.
-
Gestão de Custos: conceitos, terminologia e abordagens (Custeio Variável, Padrão, ABC e Absorção).
-
Custeio por Absorção: departamentalização e distribuição de custos.
-
Formação de Preços de Serviços e foco no retorno do investimento.
-
Custeio e precificação de procedimentos médico-hospitalares.
-
Custeio Variável, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio.
-
Análise de indicadores de resultado e DRE.
Investimento e Inscrições
O investimento para o curso é diferenciado para associados à FEMIPA:
-
Hospital Afiliado à FEMIPA: R$ 445,00
-
Hospital Não Afiliado: R$ 585,00
Há um desconto de 10% para mais de duas inscrições da mesma entidade. As inscrições devem ser realizadas e pagas até o dia 10 de novembro de 2025. O curso será realizado mediante um número mínimo de 25 inscritos.
Corpo Docente e Coordenação
As aulas serão ministradas pelo professor Robson Luis do Espírito Santo, sócio-diretor da XHL Consultoria, administrador, pós-graduado em Administração Hospitalar e especialista em gestão de custos, com MBA pela FGV e experiência em implantações de gestão de custos na área da saúde. A coordenação do curso fica a cargo de Eduardo Regonha.
Serviço:
-
Evento: Curso Gestão Estratégica de Custos em Saúde
-
Data: 12 e 13 de novembro de 2025
-
Local: Auditório da UOPECCAN – Rua Potiguaras, 944, 1º andar, Santo Onofre – Cascavel (PR)
-
Horários:
12/11: 13h30 às 18h
13/11: 08h30 às 12h30 e 13h30 às 17h -
Informações e Inscrições:
Inscrições pelo formulário.
Telefones: (41) 3027-5036 e (41) 99529-0108
E-mail: assist.adm1@femipa.org.br