A regularização do déficit do repasse do teto dos procedimentos de média e alta complexidade pelo SUS e redução de ICMS foram alguns dos assuntos tratados

Na última sexta-feira (01) diretores da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) se reuniram com o Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto. A pauta da conversa foram as solicitações e anseios do setor da saúde. Na reunião o secretário confirmou que o déficit do repasse do teto dos procedimentos de média e alta complexidade pelo Sistema único de Saúde, que era de R$3,5 milhões mensais e existe desde 2009, foi regularizado no Estado. Isso, vai permitir que seja ajustada a situação com diversos prestadores de serviço do setor.

Outra promessa do Governo foi em relação a um projeto que será lançado nos próximos meses para atender os hospitais de até 50 leitos. “Será nos moldes do Hospsus, mas para os hospitais menores”, conta Maçazumi Furtado Niwa, presidente da Femipa. A Federação aproveitou ainda para pedir novamente a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre as tarifas de energia elétrica e telefonia para as instituições filantrópicas.

Esse é o terceiro ano que essa reunião anual com a Secretaria de Governo ocorre e, de acordo com Niwa, tem trazidos bons resultados. “Em 2011 conseguimos a implantação do Hospsus e em 2012 os cuidados continuados”, lembra. Ele afirma ainda que durante o ano a Femipa continua esse contato com a Secretaria por meio de reuniões para avaliar o andamento dos pedidos e projetos, e que o Governo tem se mostrado bastante aberto para discutir os problemas e, se o projeto apresentado for bom, apoiar a Femipa. “É uma construção ao longo do tempo”, garante o presidente.