O Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital exclusivamente do país estará presente no Global Health Conference & Exibition (HIMSS), maior evento de inovações tecnológicas voltadas para a saúde, que está sendo realizado em Orlando, nos Estados Unidos. Ao lado de outros gestores brasileiros, o vice-diretor de Inovação e Tecnologia, Luiz Álvaro Forte Carneiro, irá compartilhar a estratégia de inovação e transformação digital da instituição no painel New Technology Challenges in Healthcare, no Brazil Summit, nesta quarta-feira (13/03).

O evento anual reúne os mais importantes líderes do setor de saúde e tecnologia das esferas pública e privada (ministérios da saúde, secretarias, hospitais, clínicas, associações, planos de saúde, farmacêuticas, universidades, startups healthtech, entre outras) de todo o mundo. Nesse contexto, o encontro brasileiro é baseado na troca de experiências regionais e na oportunidade de conhecer o panorama da saúde digital em todo o país.

Em plena transformação digital, o Pequeno Príncipe recebeu, em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio Campeãs de Inovação, o que colocou a instituição entre as três estatais e filantrópicas mais inovadoras do Sul do Brasil. O ranking reconheceu empresas e organizações que se destacam com cooperação, criatividade e estratégia para gerar soluções. Já o prêmio reconheceu empresas e organizações que se destacaram em iniciativas que envolvem compartilhamento de estratégias, cooperação e criatividade para gerar soluções transformadoras.

Com sua participação, o Hospital filantrópico e centenário, pretender contribuir com as diversas discussões relacionadas com ao futuro da transformação digital na saúde, as suas inovações, os avanços tecnológicos, os seus desafios e também os seus sucessos. Em 2021, a instituição realizou um diagnóstico de avaliação do nível de maturidade digital, que envolvia o uso de tecnologia nos processos internos, desde a infraestrutura, sistemas, dispositivos móveis, telemedicina até inteligência artificial.

A análise teve como métrica a certificação HIMSS Analytics – Health Information and Management Systems Society e trouxe a dimensão do desafio que a instituição tinha pela frente, tanto financeiro, quanto de conhecimento. Com o diagnóstico, conforme o modelo HIMSS de Maturidade Digital, estruturou-se um plano de transformação digital específico que está em implementação. “As melhorias operacionais e de atendimento ao paciente por meio de inovação e tecnologia da informação vão permitir ao Hospital alcançar um novo patamar em assistência à saúde. Avanços de processo, análise e uso de dados, além de novas tecnologias oferecem qualidade de atendimento na jornada do paciente e também na rotina dos profissionais de saúde”, considera o vice-diretor de Inovação e Tecnologia.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza consultas e é referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Com 369 leitos, incluído as UTIs (Geral, Cirúrgica, Neonatal e da Cardiologia), atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, realizou cerca de 230 mil atendimentos ambulatoriais, 18 mil cirurgias e 264 transplantes. Ainda no ano passado, a instituição foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor hospital pediátrico da América Latina em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe